A Pequena Sereia: conheça a famosa drag queen que inspirou a Úrsula

Ursula-A-Pequena-Sereia A Pequena Sereia: conheça a famosa drag queen que inspirou a Úrsula

O visual de Úrsula, de A Pequena Sereia, foi inspirado em uma famosa drag queen dos anos 70, mas quem era ela? A animação de 1989 vai ganhar um remake em live-action em maio, trazendo de volta uma das vilãs mais icônicas de toda a Disney, dessa vez interpretada por Melissa McCarthy. Contudo, poucos conhecem a pessoa que realmente inspirou a personagem originalmente.

Animado por Ruben A. Aquino, o design original de Úrsula foi inspirado em várias criaturas marinhas diferentes, incluindo arraia e peixe-escorpião, antes dos diretores, Ron Clements e John Musker, finalmente decidirem basear a personagem em um polvo. Mas as características humanas da vilã na verdade vieram de uma drag queen chamada Divine

Harris-Glenn-Milstead-Divine A Pequena Sereia: conheça a famosa drag queen que inspirou a Úrsula

A persona performática era trazida à vida por Harris Glenn Milstead, que também era um ator e cantor. Nascido em 1945, em Baltimore, ele conheceu o lendário cineasta John Waters, que morava em sua rua. Seu nome artístico foi criado pelo diretor e a drag se tornou sua musa enquanto eles começavam a fazer filmes juntos. 

A imagem de Divine em Úrsula

Drag-Queen-Divine-e-Ursula A Pequena Sereia: conheça a famosa drag queen que inspirou a Úrsula

Os primeiros projetos de Divine e Waters foram fundamentais no desenvolvimento da sua imagem icônica. A drag queen exagerava o tamanho da testa raspando a frente do cabelo, o que também abria espaço para uma maquiagem maior nos olhos, um detalhe característico da figura drag. 

O visual nítido e inconfundível de Divine foi criado pelo maquiador Van Smith, outro colaborador frequente de Waters. Em 1988, no ano de sua morte, ela disse à NPR que a intenção por trás de sua aparência era ser “exatamente o oposto do que normalmente seria bonito”.

A pessoa que trouxe a imagem de Divine para a Disney foi Howard Ashman, que também trabalhava na cena artística de Baltimore e tinha a icônica drag como parte de sua cultura. Quando se juntou à equipe de A Pequena Sereia, a equipe já havia começado a trabalhar nos esboços de Úrsula, que se pareciam muito com Divine.

Ashman então apresentou a drag queen ao animador Rob Minkoff, que incorporou não só o seu visual na vilã, como também seus trejeitos, personalidade e forma de falar e performar.

O live-action de A Pequena Sereia estreia no dia 25 de maio de 2023 nos cinemas.

Foto do autor

Ana Gambale

Estudante de Cinema e Audiovisual, fã de Disney e Pixar, cultura pop e internet, viciada em k-pop e eterna amante de séries.

Deixe um comentário