A Pequena Sereia: 8 detalhes para prestar atenção ao assistir o live-action pelo Disney+

A-Pequena-Sereia-no-Disney-Plus A Pequena Sereia: 8 detalhes para prestar atenção ao assistir o live-action pelo Disney+

O aguardado remake em live-action de A Pequena Sereia já está disponível em 4K UHD no Disney+, pouco mais de três meses após sua estreia nos cinemas. Nesta versão repaginada da adorada história, a curiosa sereia Ariel, interpretada pela cantora e atriz Halle Bailey, decide emergir das profundezas do oceano para conhecer a vida em terra firme, contrariando os conselhos de seu pai, Rei Tritão. Em meio a novas e arriscadas aventuras, Ariel encontra um príncipe, uma bruxa do mar e mergulha em uma inesperada jornada de autodescoberta.

O elenco estelar inclui Melissa McCarthy como Úrsula e Jonah Hauer-King como Príncipe Eric, ao lado de Javier Bardem como Rei Tritão e Noma Dumezweni como a nova personagem Rainha Selina. No Brasil, as vozes ficam por conta de Laura Castro (Ariel), Andrezza Massei (Úrsula), Marco Antônio Abreu (Rei Tritão), entre outros.

Agora, com o filme disponível para streaming, os fãs têm a oportunidade de mergulhar em cada cena, pausando, voltando e descobrindo detalhes que podem ter passado despercebidos nas telonas.

8 detalhes para prestar atenção

1 – Sebastião e suas pernas

Sebastiao A Pequena Sereia: 8 detalhes para prestar atenção ao assistir o live-action pelo Disney+

Ao contrário do filme animado, Sebastião tem o número correto de pernas (dez, incluindo duas pinças). O Sebastião animado tinha oito (incluindo as pinças). Por outro lado, a espécie escolhida para representar o personagem aparentemente não sobreviveria no fundo do mar.

2 – Easter eggs em roupas

image-14 A Pequena Sereia: 8 detalhes para prestar atenção ao assistir o live-action pelo Disney+

Durante a cena em que Ariel está explorando o mercado, é possível ver uma jovem vestida como Bela de A Bela e a Fera (1991). Além disso, os tecidos das roupas do Gênio e Jasmine de Aladdin (1992) também aparecem.

3 – A passagem do garfo

image-13 A Pequena Sereia: 8 detalhes para prestar atenção ao assistir o live-action pelo Disney+

Jodi Benson, a atriz que dublou a Ariel original na animação de A Pequena Sereia, aparece no live-action em uma cena no reino caribenho da Rainha Selena. É ela que entrega um garfo a Ariel, e o momento, de acordo com o diretor Rob Marshall, simboliza a passagem de bastão para Halle Bailey.

4 – O contrato de Úrsula

Ariel-assina-contrato-com-Ursula A Pequena Sereia: 8 detalhes para prestar atenção ao assistir o live-action pelo Disney+

O remake corrige uma falha no enredo do filme animado, na cena em que Ariel assina o contrato de Úrsula. No original, ela realmente assina, insinuando que ela sabia ler e escrever em inglês, o que levanta a questão de por que Ariel não escreveu sobre sua situação para o Príncipe Eric ao emergir como humana, já que ela perdeu sua voz. Neste remake, ela aceita o contrato dando a Úrsula uma escama de sua cauda de sereia.

5 – O cabelo de Ariel

Halle-Bailey-como-Ariel-1 A Pequena Sereia: 8 detalhes para prestar atenção ao assistir o live-action pelo Disney+

O cabelo da Ariel foi feito com extensões em três tons de vermelho, que levaram entre 12 e 14 horas para serem integradas ao cabelo de Halle Bailey. O custo total do cabelo foi de mais de US$ 150.000 (quase R$ 750.000).

6 – Dublagem brasileira

Larissa-Cardoso A Pequena Sereia: 8 detalhes para prestar atenção ao assistir o live-action pelo Disney+

Na versão brasileira, a dubladora Larissa Cardoso dubla Perla (Lorena Andrea). Com 14 anos, Cardoso dublou e cantou como Melody em A Pequena Sereia II: O Retorno para o Mar (2000), depois de ter sido selecionada em um concurso promovido no programa Disney CRUJ, do SBT. A atriz também fez a voz da Isabela em Encanto (2021).

7 – A Úrsula canta de verdade

Ursula-A-Pequena-Sereia-1 A Pequena Sereia: 8 detalhes para prestar atenção ao assistir o live-action pelo Disney+

Melissa McCarthy não tinha ideia de que ela realmente podia cantar antes da produção deste filme. Ela foi treinada por Eric Vetro para se preparar para seu papel como Úrsula e cantou todas as músicas do filme por conta própria.

8 – Figurino de Ariel

Ariel-A-Pequena-Sereia-1 A Pequena Sereia: 8 detalhes para prestar atenção ao assistir o live-action pelo Disney+

A figurinista Colleen Atwood explicou por que Ariel não usa sutiãs de concha: “Eu acho que queríamos dar uma qualidade mais parecida com peixe às meninas. Fazer elas colocarem conchas nos seios parecia uma maneira estranha de fazer isso. E quando você começa a colocar conchas em corpos reais, é difícil fazê-las parecer boas, acredite em mim. Optamos por um top que ainda tem uma vibe de peixe, mas não era tão agressivo quanto um sutiã de concha.”

Curiosidades adicionais:

1 – Lizzo e Úrsula

A cantora Lizzo fez teste e campanha para o papel de Úrsula. Ela até se caracterizou como Úrsula e cantou “Poor Unfortunate Souls” (Pobres corações infelizes) em sua página do Instagram, mas no final Melissa McCarthy conseguiu o papel. Mais tarde, Lizzo e McCarthy se encontraram em um evento e conversaram sobre o teste. Sem saber que Lizzo tinha feito audição, a resposta de McCarthy a Lizzo foi: “Por que diabos eu consegui o papel?“.

2 – Melissa viu a animação mais de 100 vezes

Melissa McCarthy (Úrsula) revelou que, quando trabalhava de babá na década de 90, ela colocava o filme todas as noites para as crianças. Ela disse que já viu o filme mais de cem vezes.

3 – Influências de Piratas do Caribe

Essa é a segunda produção de Rob Marshall na Disney com sereias, após Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas (2011). Ele fez a equipe de A Pequena Sereia assistir ao filme como referência, explicando:

Aquela cena de Piratas do Caribe já tinha nosso toque em termos de aparência e o que conseguimos fazer. E também usamos essa experiência para explicar à equipe de A Pequena Sereia quando estávamos usando efeitos visuais, algum tipo de figurino e coisas assim. Nós compartilhamos tudo com toda a nossa equipe. Isso foi realmente muito útil“.

A Pequena Sereia (2023) já está disponível no Disney+.

Atualizado em 06/09/2023

Foto do autor

Leo Carvalho

Leo Carvalho, jornalista de formação e nerd de coração, é um observador atento das tendências do entretenimento, em especial filmes e séries da Marvel e Star Wars. Sua formação acadêmica em jornalismo e entusiasmo de fã lhe permitem escrever textos com insights, análises detalhadas e olhar crítico.

1 comentário em “A Pequena Sereia: 8 detalhes para prestar atenção ao assistir o live-action pelo Disney+”

  1. Tem outras diferenças também, nessa versão o príncipe Eric não mata a Ursula, A Ariel só tem 5 irmãs e não 6, e não colocaram os nomes originais, O casamento não ocorre num navio, o Eric não fica toda hora hipnotizado.

    Responder

Deixe um comentário