O aguardado remake em live-action de A Pequena Sereia já está disponível em 4K UHD no Disney+, pouco mais de três meses após sua estreia nos cinemas. Nesta versão repaginada da adorada história, a curiosa sereia Ariel, interpretada pela cantora e atriz Halle Bailey, decide emergir das profundezas do oceano para conhecer a vida em terra firme, contrariando os conselhos de seu pai, Rei Tritão. Em meio a novas e arriscadas aventuras, Ariel encontra um príncipe, uma bruxa do mar e mergulha em uma inesperada jornada de autodescoberta.
O elenco estelar inclui Melissa McCarthy como Úrsula e Jonah Hauer-King como Príncipe Eric, ao lado de Javier Bardem como Rei Tritão e Noma Dumezweni como a nova personagem Rainha Selina. No Brasil, as vozes ficam por conta de Laura Castro (Ariel), Andrezza Massei (Úrsula), Marco Antônio Abreu (Rei Tritão), entre outros.
Agora, com o filme disponível para streaming, os fãs têm a oportunidade de mergulhar em cada cena, pausando, voltando e descobrindo detalhes que podem ter passado despercebidos nas telonas.
8 detalhes para prestar atenção
1 – Sebastião e suas pernas
Ao contrário do filme animado, Sebastião tem o número correto de pernas (dez, incluindo duas pinças). O Sebastião animado tinha oito (incluindo as pinças). Por outro lado, a espécie escolhida para representar o personagem aparentemente não sobreviveria no fundo do mar.
2 – Easter eggs em roupas
Durante a cena em que Ariel está explorando o mercado, é possível ver uma jovem vestida como Bela de A Bela e a Fera (1991). Além disso, os tecidos das roupas do Gênio e Jasmine de Aladdin (1992) também aparecem.
3 – A passagem do garfo
Jodi Benson, a atriz que dublou a Ariel original na animação de A Pequena Sereia, aparece no live-action em uma cena no reino caribenho da Rainha Selena. É ela que entrega um garfo a Ariel, e o momento, de acordo com o diretor Rob Marshall, simboliza a passagem de bastão para Halle Bailey.
4 – O contrato de Úrsula
O remake corrige uma falha no enredo do filme animado, na cena em que Ariel assina o contrato de Úrsula. No original, ela realmente assina, insinuando que ela sabia ler e escrever em inglês, o que levanta a questão de por que Ariel não escreveu sobre sua situação para o Príncipe Eric ao emergir como humana, já que ela perdeu sua voz. Neste remake, ela aceita o contrato dando a Úrsula uma escama de sua cauda de sereia.
5 – O cabelo de Ariel
O cabelo da Ariel foi feito com extensões em três tons de vermelho, que levaram entre 12 e 14 horas para serem integradas ao cabelo de Halle Bailey. O custo total do cabelo foi de mais de US$ 150.000 (quase R$ 750.000).
6 – Dublagem brasileira
Na versão brasileira, a dubladora Larissa Cardoso dubla Perla (Lorena Andrea). Com 14 anos, Cardoso dublou e cantou como Melody em A Pequena Sereia II: O Retorno para o Mar (2000), depois de ter sido selecionada em um concurso promovido no programa Disney CRUJ, do SBT. A atriz também fez a voz da Isabela em Encanto (2021).
7 – A Úrsula canta de verdade
Melissa McCarthy não tinha ideia de que ela realmente podia cantar antes da produção deste filme. Ela foi treinada por Eric Vetro para se preparar para seu papel como Úrsula e cantou todas as músicas do filme por conta própria.
8 – Figurino de Ariel
A figurinista Colleen Atwood explicou por que Ariel não usa sutiãs de concha: “Eu acho que queríamos dar uma qualidade mais parecida com peixe às meninas. Fazer elas colocarem conchas nos seios parecia uma maneira estranha de fazer isso. E quando você começa a colocar conchas em corpos reais, é difícil fazê-las parecer boas, acredite em mim. Optamos por um top que ainda tem uma vibe de peixe, mas não era tão agressivo quanto um sutiã de concha.”
Curiosidades adicionais:
1 – Lizzo e Úrsula
A cantora Lizzo fez teste e campanha para o papel de Úrsula. Ela até se caracterizou como Úrsula e cantou “Poor Unfortunate Souls” (Pobres corações infelizes) em sua página do Instagram, mas no final Melissa McCarthy conseguiu o papel. Mais tarde, Lizzo e McCarthy se encontraram em um evento e conversaram sobre o teste. Sem saber que Lizzo tinha feito audição, a resposta de McCarthy a Lizzo foi: “Por que diabos eu consegui o papel?“.
2 – Melissa viu a animação mais de 100 vezes
Melissa McCarthy (Úrsula) revelou que, quando trabalhava de babá na década de 90, ela colocava o filme todas as noites para as crianças. Ela disse que já viu o filme mais de cem vezes.
3 – Influências de Piratas do Caribe
Essa é a segunda produção de Rob Marshall na Disney com sereias, após Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas (2011). Ele fez a equipe de A Pequena Sereia assistir ao filme como referência, explicando:
“Aquela cena de Piratas do Caribe já tinha nosso toque em termos de aparência e o que conseguimos fazer. E também usamos essa experiência para explicar à equipe de A Pequena Sereia quando estávamos usando efeitos visuais, algum tipo de figurino e coisas assim. Nós compartilhamos tudo com toda a nossa equipe. Isso foi realmente muito útil“.
A Pequena Sereia (2023) já está disponível no Disney+.
Tem outras diferenças também, nessa versão o príncipe Eric não mata a Ursula, A Ariel só tem 5 irmãs e não 6, e não colocaram os nomes originais, O casamento não ocorre num navio, o Eric não fica toda hora hipnotizado.