A história da Barbie com a Disney que você não conhecia

Barbie-na-Disney A história da Barbie com a Disney que você não conhecia

Com a recente estreia do filme da Barbie, parece que o rosa tomou conta de tudo. Mas, mesmo se você é grande fã da boneca interpretada por Margot Robbie, pode ser que não saiba deste detalhe: a Barbie tinha seu próprio show na Disney, mais especificamente em um palco no EPCOT no início dos anos 90.

A Mattel, empresa por trás da Barbie, começou em 1945 como uma colaboração entre Ruth e Elliot Handler, bem como Harold Matson. A Disney e a Mattel têm uma longa história que remonta a 1955, quando a fabricante da boneca começou a veicular anúncios na televisão através do Clube do Mickey Mouse, exibido na ABC.

A primeira Barbie foi criada em 1959 a partir de uma ideia de Ruth Handler, que havia observado sua filha brincar com bonecas de papel por horas e viu uma oportunidade para uma boneca de verdade.

Ao longo dos anos, as duas empresas trabalharam juntas em diversos projetos, com a Mattel até mesmo patrocinando várias atrações ao longo da história dos parques da Disney. Em 2022, a Mattel e a Disney até anunciaram um acordo de licenciamento global de vários anos para as linhas Princesas da Disney e Frozen, permitindo que a Mattel desenvolvesse brinquedos baseados nessas franquias.

Em 1993, a Mattel estava procurando uma maneira de comemorar o 35º aniversário da Barbie e, devido à longa relação entre as empresas, recorreram à Disney. As duas decidiram trabalhar em um show de palco que estaria nos parques da Disney, e foi assim que surgiu a ideia para “O Mundo Mágico da Barbie”.

O Mundo Mágico da Barbie no Disney World

O-Mundo-Magico-da-Barbie-na-Disney A história da Barbie com a Disney que você não conhecia

“O Mundo Mágico da Barbie” foi um show de palco que ocorreu de 1993 a 1995 no EPCOT. E por que nesse parque? Durante o início dos anos 90, o EPCOT estava tendo uma queda na frequência de visitantes que a Disney queria impulsionar novamente.

Na tentativa de atrair os visitantes mais jovens, o parque passou por várias reformas e mudanças, incluindo a chegada do Mundo Mágico da Barbie. A premissa da apresentação era que a Barbie tinha feito amigos ao redor do mundo ao longo dos anos, tornando o World Showcase o local ideal. Quando chegou a hora de buscar a Barbie perfeita, a Disney a encontrou em Elizabeth Simmons, que havia sido eleita Miss Oregon na época.

O show estreou originalmente em 1993, fechando para reformulação e retornando durante a temporada de Natal do mesmo ano. O espetáculo apresentava a Barbie, Ken e um elenco de outros personagens. Através do uso de adereços e veículos, a Barbie e seus amigos viajavam ao redor do mundo com várias músicas e números de dança.

Como era o show da Barbie na Disney?

Curioso para saber como era a atração? Você pode assistir abaixo ao vídeo da última apresentação em maio de 1995:

Como parte da promoção do show, os fãs podiam adquirir uma cópia em VHS da Festa de Aniversário da Barbie por apenas um centavo de dólar com a compra de uma boneca Barbie. A fita destacava partes do EPCOT, incluindo partes de “O Mundo Mágico da Barbie”.

O show chegou ao fim em maio de 1995, após menos de dois anos de apresentações. Embora não tenha durado muito tempo, ele se tornou uma peça da história do Disney World na década de 90, querida tanto pelos fãs da Disney quanto pelos fãs da Barbie.

O filme Barbie está em cartaz nos cinemas.

Atualizado em 25/07/2023

Foto do autor

Leo Carvalho

Leo Carvalho, jornalista de formação e nerd de coração, é um observador atento das tendências do entretenimento, em especial filmes e séries da Marvel e Star Wars. Sua formação acadêmica em jornalismo e entusiasmo de fã lhe permitem escrever textos com insights, análises detalhadas e olhar crítico.

Deixe um comentário