O Disney+ acaba de lançar o sexto e antepenúltimo episódio da primeira temporada de Ahsoka, que, segundo um rumor recente, já recebeu luz verde para uma continuação. No novo capítulo, intitulado “Muito, Muito Distante”, a busca pelo Grande Almirante Thrawn vai além dos limites da galáxia, no planeta Peridea. Essa sexta parte tem 48 minutos e 29 segundos, incluindo os créditos, e começa exatamente de onde “Guerreiro das Sombras” parou: a viagem intergaláctica de Huyang e Ahsoka Tano dentro de uma Purrgil.
Mudando bastante o foco da trama, uma teoria recente sobre uma possível reviravolta envolvendo o Almirante Thrawn começa a fazer bastante sentido. Leia (com spoilers) aqui:
• Ahsoka: Teoria explica como Thrawn será derrotado por quem ele menos espera
Recapitulando os eventos da semana passada, Hera Syndulla e seu filho Jacen estavam tentando descobrir o que aconteceu com Ahsoka Tano e Sabine Wren. A ex-Jedi estava presa no Mundo Entre Mundos, uma espécie de vazio com portais mágicos no universo que alguns Jedi conseguem acessar.
A última lição de Anakin para Ahsoka
Após ser derrotada por Baylan Skoll, Ahsoka foi parar nessa dimensão fora do tempo e do espaço, onde reencontrou uma versão mais jovem de seu antigo mestre Anakin Skywalker, que lhe diz que está lá para uma última lição: “Viver ou morrer”.
Contra a vontade dela, eles lutam, e Anakin a joga em um buraco que a envia para um flashback de uma das suas primeiras batalhas juntos durante as Guerras Clônicas, onde Ahsoka aparece como uma adolescente, desta vez interpretada por Ariana Greenblatt, a mesma atriz que deu vida à jovem Gamora em Vingadores: Guerra Infinita.
Quando a luta termina e um monte de clones estão mortos, ele tenta fazer com que ela pare de chorar, explicando que os deveres dos Jedi precisam mudar com a época: quando ele foi treinado pela primeira vez, eles eram os guardiões da paz. Agora eles devem ser soldados.
Então, para sobreviver, ele diz que Ahsoka precisa se tornar uma guerreira. Ela pergunta o que acontecerá se ela decidir não lutar, e ele diz que ela morrerá, momento em que ele marcha na névoa e se transforma brevemente em Darth Vader.
Enquanto isso, Hera está procurando por suas amigas, e seu filho, Jacen, começa a detectar a presença de Ahsoka e ouvir os sons dos sabres de luz, confirmando que ele é sensível à Força.
De volta aos flashbacks, Ahsoka luta no Cerco de Mandalore e Anakin aparece, elogiando-a por se tornar uma guerreira. A jovem aponta o quão poderoso e perigoso ele era, e então vemos o Vader de A Vingança dos Sith ressurgindo. Eles seguem lutando no Mundo Entre Mundos, mas ela o desarma e decida que prefere não lutar com ele e escolhe viver. Ele aceita a escolha dela e se afasta, parecendo normal novamente. “Ainda há esperança para você”, diz ele antes de desaparecer.
Sem o mapa que leva ao possível destino de Sabine a bordo do Olho de Sion, Ahsoka se conecta com uma imensa Purrgil e embarca junto com Huyang rumo ao desconhecido do hiperespaço dentro da boca de uma das baleias estelares. Ela não tem ideia de para onde estão indo, mas agora parece ter fé para aceitar que seguir em frente é “melhor do que não chegar a lugar nenhum”.
Ahsoka tem dois episódios restantes, que serão exibidos no Disney+ nos dias 29/09 e 03/10 às 22:00.