Após anunciar a plataforma de apostas ESPN BET e revelar que estava buscando parcerias estratégicas para a ESPN, a Disney pode encontrar na Amazon a solução para distribuição de seu conteúdo esportivo. De acordo com o The Information (via WhatsOnDisneyPlus), as duas gigantes estão em discussões preliminares para estabelecer um novo serviço de streaming para a ESPN, com a Amazon desenvolvendo a plataforma e adquirindo uma participação minoritária da marca esportiva.
Em uma entrevista de julho, o CEO da Disney, Bob Iger, comentou sobre algumas estratégias da empresa, sugerindo possíveis parcerias para distribuição ou conteúdo que poderiam melhorar a posição da ESPN no mercado. Embora não estivesse explicitamente procurando vender a ESPN, Iger indicou que discussões com possíveis parceiros estavam em andamento.
Além disso, o executivo sugeriu que alguns canais de TV poderiam ser colocados à venda por não estarem mais alinhados às operações centrais da Disney, descrevendo como “muito pessimista” seu sentimento em relação a esse formato tradicional.
Após os comentários de Iger, surgiram muitos relatos de que a Disney (ou parte dela) poderia ser vendida para a Apple. O CEO classificou essas notícias como especulações ao responder ao questionamento de um investidor durante o último evento trimestral para anúncio dos resultados financeiros.
“Eu simplesmente não vou especular sobre a possibilidade de a Disney ser adquirida por qualquer empresa, seja ela uma empresa de tecnologia ou não”, disse Bob Iger. “Obviamente, qualquer pessoa que queira especular sobre tais coisas teria que considerar imediatamente o ambiente regulatório global. Direi apenas isso. Não é algo que nos deixa obcecados.”
Embora a Disney já opere seu próprio serviço de streaming esportivo nos Estados Unidos, o ESPN+, a plataforma oferece uma gama limitada de cobertura de esportes ao vivo em comparação com as redes de cabo tradicionais. Com os consumidores migrando cada vez mais dos pacotes de cabo para o streaming, a Disney reconhece a necessidade de se adaptar e fornecer uma alternativa abrangente às ofertas de televisão linear da ESPN. Esta movimentação é vista como crucial para enfrentar a concorrência no setor esportivo.
A ideia, de acordo com o The Information, é transformar a ESPN em uma plataforma de streaming abrangente, com um cuidadoso planejamento do fator preço, dado o alto custo dos direitos esportivos, de modo a atender aos fãs de determinados esportes que podem estar interessados em assinar o serviço apenas durante temporadas específicas.
A parceria, conforme a análise do WhatsOnDisneyPlus, pode oferecer à Disney uma injeção de capital através de uma venda parcial à Amazon suficiente para liquidar dívidas, incluindo a participação da Comcast no Hulu e outras obrigações incorridas pela aquisição da 20th Century Fox pela Disney.
A notícia chama a atenção especialmente após o anúncio de outra parceria entre Disney e Apple. Durante a apresentação do dispositivo Vision Pro, um dos destaques entre os recursos revelados foi a impressionante demonstração do dispositivo com a programação da ESPN.
O headset cria uma tela infinita para os aplicativos com uma interface totalmente interativa e tridimensional, controladas pelo usuário através da voz, olhos e mãos. Com a adição da Amazon nessa mistura, será interessante ver como o cenário de streaming ficará, caso essa suposta parceria entre a Disney e a dona do Prime Video se concretizar.