À medida que a greve dos atores nos Estados Unidos continua, a Disney está revisando seu cronograma de lançamentos para o restante do ano e contemplando possíveis adiamentos para determinados títulos, de acordo com a Bloomberg. A paralisação não apenas interrompeu as filmagens de várias séries e filmes, mas também criou um problema em termos de promoção dos próximos lançamentos. Com os atores incapazes de participar de estreias, entrevistas e outros eventos promocionais, a Disney está preocupada com o impacto nos números de bilheteria.
Enquanto as discussões ainda estão em estágios iniciais, vários filmes estão programados para serem lançados ainda este ano, incluindo Pobres Criaturas, Next Goal Wins, e Magazine Dreams, todos da Searchlight Pictures. Além disso, a Disney também está avaliando possíveis adiamentos para A Noite das Bruxas, da 20th Century Studios, Wish: O Poder dos Desejos, da Disney Animation, e As Marvels, da Marvel Studios.
Sobre Wish, vale lembrar que o lançamento nos Estados Unidos está marcado para 22 de novembro, mas no Brasil, a data oficial, pelo menos até agora, é 4 de janeiro de 2024.
A greve dos atores já está impactando
A falta de conteúdo promocional pré-gravado para esses e outros lançamentos dos cinemas levou os estúdios a promoverem intensamente filmes como Barbie e Indiana Jones e a Relíquia do Destino, bem antes de suas datas de lançamento, para garantir uma publicidade adequada. Quanto mais a greve persiste, maior é a probabilidade de que a ausência de estrelas promovendo os novos filmes impacte o sucesso nas bilheterias.
A greve, iniciada pelos sindicatos de atores e roteiristas, tem como objetivo interromper os planos dos grandes estúdio e forçar negociações por melhores salários e condições de trabalho. Até que a Disney conclua sua revisão, permanece incerto quais filmes vão ser adiados, se é que serão. Tais adiamentos também podem ter implicações no cronograma de 2024, uma preocupação também das redes de cinemas.
Dada a recente queda no desempenho dos blockbusters e o congestionado calendário de estreias, espaçar os lançamentos de certos filmes pode oferecer mais oportunidades para o sucesso. A Disney já havia remarcado filmes anteriormente, incluindo futuras sequências de Vingadores e Avatar, demonstrando disposição em adiar lançamentos quando necessário.
Embora Mansão Mal-Assombrada, prestes a chegar aos cinemas, já tenha recebido alguma promoção, filmes como As Marvels e A Noite das Bruxas podem ser adiados para o cronograma de 2024, caso a greve continue. Idealmente, a Disney e os sindicatos chegarão a um acordo em breve, permitindo que as operações normais sejam retomadas. Enquanto a empresa busca evitar mais problemas nas bilheterias após várias decepções recentes, encontrar uma solução é de extrema importância.
Medo do flop?