Robert Downey Jr. se inspirou em Johnny Depp e Tobey Maguire para buscar uma grande franquia para sua carreira. Antes mesmo de entrar para a Marvel e fazer parte do grupo que dominaria o cinema nos anos seguintes, o ator já era um grande nome da atuação, tendo, inclusive, duas indicações ao Oscar. No entanto, seus colegas de Piratas do Caribe e Homem-Aranha o fizeram querer ainda mais.
Durante uma entrevista para a GQ, RDJ afirmou que há muito tempo desejava se entregar a uma franquia, ter seus próprios filmes de grande sucesso e transformá-los em uma sensação global. Ele acrescentou ainda que não foi até ver filmes de séries como Matrix, Homem-Aranha e Piratas do Caribe que ele estava totalmente interessado nesse tipo de papel.
“Quando Tobey Maguire e eu estávamos fazendo Garotos Incríveis, fomos ver Matrix, e isso foi importante. Conheço Keanu há anos. Eu assisti a tudo acontecer para ele”, Downey disse em 2008. “Então eu vi Tobey com toda a sua coisa de Homem-Aranha. E eu também vi, de uma maneira diferente, o que Johnny fez com toda a coisa de Piratas do Caribe […] Eu apenas pensei que seria muito divertido talvez fazer alguns filmes assim“.
O legado de Robert Downey Jr.
Lançado em 2008, Homem de Ferro literalmente salvou a Marvel, e agora, nenhuma franquia existente é capaz de derrubar a quantidade de atenção (e dinheiro) que o MCU atrai com seus filmes.
Durante sua carreira, Downey Jr. trabalhou seu caminho através de inúmeros fracassos e sucessos de bilheteria, mas foi com o estúdio da Disney que ele chegou ao maior nível de estrelato que um ator pode ter, inclusive ultrapassando a conquista dos que o inspiraram inicialmente.
Clive Owen quase foi o Homem de Ferro
Em maio, durante um discurso de formatura, Kevin Feige, presidente da Marvel Studios, revelou que Robert Downey Jr. não era o primeiro na lista de atores preferidos para interpretar Tony Stark.
Ele compartilhou que o papel foi oferecido ao britânico Clive Owen, que recusou a oferta, e elogiou Downey Jr. pelo trabalho excepcional como o Homem de Ferro, dizendo que foi um aprendizado.
“E essa é a regra não escrita da vida. Não conseguir sua primeira escolha pode ser a melhor coisa que pode acontecer com você. Porque você sabe o que é melhor do que fazer sua primeira escolha? Fazer a escolha certa. E no nosso caso, é claro , essa escolha foi de Robert Downey Jr., e o primeiro filme que fizemos como um estúdio acabou sendo um dos filmes mais bem avaliados e de maior bilheteria do ano.”
Todos os filmes do Homem de Ferro podem ser encontrados no catálogo do Disney+.