Um detalhe importante foi mudado no desfecho de Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania para que o final do filme não fosse igual ao de Vingadores: Ultimato. A sequência da história de Scott Lang e Hope Van Dyne estreou nos cinemas no mês passado, dando início à Fase 5 do MCU. Contudo, o enredo parece ter muitos elementos parecidos com a última parte da Saga do Infinito, ainda que tenha tentado se separar da mesma narrativa.
Depois que o MCU iniciou uma nova Fase com Homem-Formiga 3, muitos fãs tiveram reclamações em relação às escolhas de roteiro. Uma delas foi o final da história, em que Scott e Hope não apenas derrotaram Kang no Reino Quântico, mas escaparam de volta ao mundo real para aproveitar seu final feliz em vez de lidar com algo muito pior.
No entanto, a decisão de dar ao casal protagonista um “felizes para sempre” não foi a que sempre esteve na mente dos escritores do blockbuster.
A mudança foi feita para evitar comparações com Vingadores: Ultimato, que já compartilhava muitas semelhanças com o projeto, já que ambos envolvem o Reino Quântico.
A escolha foi proposital para se diferenciar do filme de 2019
Falando com o The Hollywood Reporter, o roteirista de Quantumania, Jeff Loveness, contou como ele e os cineastas da Marvel removeram o final original do filme e o substituíram, a fim de evitar a repetição da conclusão de Vingadores: Ultimato.
Quando questionado se houve um final em que Scott e Hope ficaram presos no Reino Quântico, ele disse:
“Sim, com certeza. Isso foi tudo o que debatemos e, no papel, parecia emocionante. Mas, no final das contas, estaríamos literalmente copiando exatamente o mesmo ponto de virada do final do último filme do Homem-Formiga”.
“Também não havia muitos caminhos diferentes de Ultimato”, ele continuou. “Se Scott ficar preso no Reino Quântico como no final do último filme, então o único caminho a percorrer é que ele saia do Reino Quântico como em Ultimato”.
Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania continua nos cinemas de todo o Brasil, e será lançado em breve no Disney+.