Xógum: Novo drama histórico da Disney registra avaliação perfeita de 100%

Xogum Xógum: Novo drama histórico da Disney registra avaliação perfeita de 100%

O drama histórico Xógum: A Gloriosa Saga do Japão, uma das apostas mais recentes da Disney através do FX, alcançou um feito notável no Rotten Tomatoes, plataforma conhecida por consolidar críticas e avaliações de filmes e séries.

Com uma adaptação inspirada no romance de 1975 de James Clavell, a série retrata a tumultuada política do Japão do século XVII, vista pelos olhos do navegador inglês John Blackthorne, interpretado por Cosmo Jarvis, que naufraga nas costas do país e se vê envolvido nas intrigas de poder do daimyo Lord Yoshii Toranaga (Hiroyuki Sanada) e da samurai Toda Mariko (Anna Sawai).

Até o momento, 17 críticos diferentes contribuíram para que Xógum: A Gloriosa Saga do Japão alcançasse uma avaliação perfeita de 100% no Rotten Tomatoes. Apesar da possibilidade de variação conforme mais análises sejam adicionadas, o drama já começa a ser comparado ao sucesso crítico de séries épicas como Game of Thrones, ainda que se diferencia pela ausência de elementos de fantasia.

A comparação com a famosa série da HBO não se limita apenas à escala de produção e ao elenco, mas também à complexa trama política que define a narrativa de ambas as séries. A pontuação perfeita de Xógum: A Gloriosa Saga do Japão no Rotten Tomatoes destaca-se ainda mais quando consideramos que nenhuma temporada de Game of Thrones ou de seu spinoff prequel, House of the Dragon, alcançou esse patamar.

Comparação com adaptações anteriores

Xogum-A-Gloriosa-Saga-do-Japao Xógum: Novo drama histórico da Disney registra avaliação perfeita de 100%

Xógum: A Gloriosa Saga do Japão também supera a adaptação televisiva anterior do romance de Clavell, a minissérie de 1980 com Richard Chamberlain e Toshiro Mifune, que possui uma avaliação de 75% no Rotten Tomatoes.

Se a reação do público à nova adaptação for tão positiva quanto a dos críticos, a série tem potencial para se tornar um dos maiores sucessos do FX.

Sinopse e lançamento

Ambientada no ano 1600, às vésperas de uma guerra civil que marcaria o século no Japão, a trama segue o poderoso Lord Yoshii Toranaga em sua luta pela sobrevivência contra inimigos unidos no Conselho de Regentes.

A chegada inesperada do navegador inglês John Blackthorne traz uma reviravolta ao equilíbrio de poder, especialmente com segredos que podem favorecer Toranaga. Os destinos de Toranaga, Blackthorne e da enigmática Toda Mariko se entrelaçam, prometendo uma história rica em política, cultura e conflitos humanos.

A série está programada para estrear no Disney+ e no Star+ em 27 de fevereiro de 2024, começando com dois episódios seguidos por lançamentos semanais.

Foto do autor

Leo Carvalho

Leo Carvalho, jornalista de formação e nerd de coração, é um observador atento das tendências do entretenimento, em especial filmes e séries da Marvel e Star Wars. Sua formação acadêmica em jornalismo e entusiasmo de fã lhe permitem escrever textos com insights, análises detalhadas e olhar crítico.

Deixe um comentário