X-Men | Roteirista surpreende com explicação para capacete de Magneto bloquear poderes do Professor X

Magneto X-Men | Roteirista surpreende com explicação para capacete de Magneto bloquear poderes do Professor X

Blade é frequentemente creditado por inaugurar uma nova era de filmes de super-heróis, mas foram realmente X-Men: O Filme e Homem-Aranha que abriram caminho para o que um dia se tornaria o Universo Cinematográfico da Marvel. O cineasta Bryan Singer não tinha muita preocupação em seguir os quadrinhos, chegando ao ponto de proibir o elenco de lê-los. Eles responderam a isso passando edições secretamente no set como se fossem contrabando.

O roteirista de X-Men: O Filme, David Hayter, recentemente usou o Twitter X para responder a um fã que mencionou como o filme de 2000 popularizou a ideia do capacete de Magneto ser capaz de bloquear as habilidades psíquicas do Professor Xavier.

“Isso aconteceu porque o diretor [Bryan Singer] disse um dia, ‘Por que Xavier simplesmente não faz Magneto dormir ou algo assim?’ Ninguém tinha uma resposta,” ele admitiu. “Então decidimos que era o capacete.”

Os quadrinhos como inspiração… ou não

Há um precedente para isso nos quadrinhos: Magneto usou seu agora icônico capacete durante sua primeira aparição nas páginas de X-Men #1 em 1963. No entanto, tanto ele quanto as habilidades do Mestre do Magnetismo foram retratados de maneira bastante inconsistente, e nunca foi realmente explicitado que o capacete poderia se defender de poderes psíquicos.

Em vez disso, os quadrinhos da Marvel estabeleceram que circuitos ocultos dentro da icônica peça anulavam os poderes de Charles Xavier. Independentemente disso, nem Singer nem Hayter recorreram ao material de origem para sua explicação e, nos filmes, parecia que o líder dos X-Men simplesmente não conseguia ler a mente de alguém se essa pessoa estivesse usando algo na cabeça.

X-Men: O Filme acompanha Wolverine (Hugh Jackman) enquanto ele se junta aos X-Men, um grupo lutando contra a Irmandade de Mutantes de Magneto, que acredita na supremacia mutante. O filme explora temas de preconceito e aceitação, refletindo a alegoria social dos quadrinhos dos X-Men.

Com um elenco forte, incluindo Halle Berry como Tempestade e Famke Janssen como Jean Grey, X-Men marcou o início de uma franquia de filmes de sucesso que continuaria por anos, estabelecendo a base para a era moderna do cinema de super-heróis. Infelizmente, a franquia declinou ao longo dos anos e terminou de forma pouco impressionante com Fênix Negra e Os Novos Mutantes.

Todos os filmes da franquia X-Men estão no Disney+.

Atualizado em 19/01/2024

Foto do autor

Luiz Junqueira

Luiz Junqueira é engenheiro da computação e especialista em entretenimento, com um olhar analítico sobre filmes, séries e quadrinhos. Combina sua formação técnica com uma grande paixão pelo universo da cultura pop, se dedicando a trazer para os leitores artigos informativos e precisos.

Deixe um comentário