Wish | Qual é a etnia de Asha? Disney revela de onde ela é

Asha-de-Wish-O-Poder-dos-Desejos-1 Wish | Qual é a etnia de Asha? Disney revela de onde ela é

Wish: O Poder dos Desejos, da Disney, busca inspiração em muitas culturas e lugares ao redor do mundo, mas uma coisa que os fãs continuam se perguntando é sobre a etnia de sua personagem principal, Asha.

Asha é interpretada pela ganhadora do Oscar Ariana Debose. A jovem de 17 anos, que está no centro do filme, embarca em uma jornada para libertar as esperanças e sonhos (ou desejos) das pessoas ao seu redor das garras de um rei sedento por poder.

O filme estreou nos cinemas norte-americanos em novembro de 2023 e no Brasil em janeiro de 2024, mas voltou ao centro das atenções após chegar ao Disney+ no início de abril de 2024, quando registrou números expressivos de audiência, ficando atrás apenas de Encanto e Frozen 2.

Afinal, de ande é Asha?

A chegada de Wish: O Poder dos Desejos ao streaming deixou alguns fãs, que estão assistindo ao filme pela primeira vez, pensando sobre qual é a etnia da heroína da animação, Asha, e onde o filme se passa.

O produtor da Disney, Juan Pablo Reyes Lancaster Jones, ofereceu algumas explicações sobre o assunto em uma conversa com o Geeks of Color.

Ele disse ao portal que Asha tem “herança do Sul da Europa e do Norte da África”, com as tranças entrelaçadas e a pele bronzeada da personagem vindo de sua mãe:

“Asha tem herança do Sul da Europa e do Norte da África por parte de mãe. E aprendemos que talvez tenha sido sua mãe quem fazia as tranças para ela.”

Wish-O-Poder-dos-Desejos-Disney Wish | Qual é a etnia de Asha? Disney revela de onde ela é

Ele também detalhou a contratação de uma especialista chamada Thressa “que veio e ajudou o departamento de arte a desenhar seus penteados” durante o processo de produção para refletir os estilos dessa região do mundo:

“E nós realmente tivemos uma especialista chamada Thressa que veio e ajudou o departamento de arte a projetar seus penteados durante todo o processo de modelagem. Então, é algo que veio da história e que levamos muito a sério.”

Essa herança faz sentido para Asha, já que o cenário central do filme, o Reino de Rosas, está localizado no Mar Mediterrâneo, próximo da Península Ibérica. Essa massa de terra inclui partes da França, Espanha, Portugal, Andorra e Gibraltar.

Essa parte do mundo é apresentada com belos detalhes em Wish, com Rosas exibindo os telhados de terracota e ruas de paralelepípedos pelos quais a região é conhecida. Também é possível ver o Mar Mediterrâneo ao longo da animação, com seus tons de azul cristalino apresentados em destaque.

Asha e o esforço da Disney por mais diversidade

Wish-O-Poder-dos-Desejos-Personagens-e-Elenco Wish | Qual é a etnia de Asha? Disney revela de onde ela é

Asha é a mais recente de uma longa linha de personagens mais diversos da Disney, com o estúdio (e Hollywood como um todo) buscando mais diversidade na tela. Seja no Sudeste Asiático em Raya e o Último Dragão ou na América do Sul em Encanto, a Disney está ampliando sua paleta cultural na tela.

Para os fãs dessas partes do mundo, esta é uma oportunidade para se verem representados de forma fiel em grandes blockbusters de Hollywood. E a tendência certamente continuará, especialmente com o grande filme de animação do estúdio para 2024 sendo Moana 2, baseado na Polinésia.

No entanto, ainda há lugares que a Disney ainda não explorou dentro desta iniciativa pela diversidade. Partes do mundo como a Índia, as Ilhas do Japão e a África central parecem candidatas se o estúdio estiver procurando o próximo lugar para ambientar uma aventura animada.

Contudo, com sequências como Frozen 3 e Zootopia 2 mantendo o foco da Disney nos próximos anos, provavelmente levará bastante tempo antes que essas culturas e locais sejam explorados nas telonas.

Wish: O Poder dos Desejos está disponível no Disney+.

Foto do autor

Leo Carvalho

Leo Carvalho, jornalista de formação e nerd de coração, sempre atento às tendências do entretenimento, em especial filmes e séries da Marvel e Star Wars. Sua formação acadêmica em jornalismo e entusiasmo de fã lhe permitem escrever textos com insights, análises detalhadas e olhar crítico.

Deixe um comentário