Wish | Filme recebe a pior avaliação da Disney em 18 anos!

WISH-Asha-e-o-Rei-Magnifico Wish | Filme recebe a pior avaliação da Disney em 18 anos!

Wish: O Poder dos Desejos, a nova animação musical da Disney, fez sua estreia no site de críticas Rotten Tomatoes com uma pontuação surpreendentemente baixa, sendo o primeiro filme da Walt Disney Animation Studios a receber uma avaliação “Rotten” (podre) em quase 20 anos. O filme é o 62º longa-metragem lançado pelo estúdio e o único a ser lançado durante a celebração do centenário da empresa em 2023. Na trama, a icônica estrela dos desejos da companhia se torna uma personagem, descendo ao reino de Rosas quando a adolescente Asha (Ariana DeBose) faz um pedido para salvar a terra de um destino sombrio.

O Rotten Tomatoes agregou uma pontuação oficial para Wish a partir das críticas de 59 diferentes analistas. Embora a pontuação possa mudar com a adição de mais análises nos dias que antecedem a estreia do filme nos cinemas, no momento em que esse artigo é publicado, ela está com 56%, classificada como “Rotten”. Este é o primeiro filme da Walt Disney Animation Studios a receber uma pontuação “Rotten” desde O Galinho Chicken Little em 2005, que tem uma pontuação de 37%.

A maioria das críticas negativas dá ao filme pontuações medianas, elogiando em grande parte o elenco e a trilha sonora de Wish: O Poder dos Desejos, apesar de considerar sua apresentação geral como sem graça. Isso difere de O Galinho Chicken Little, que recebeu críticas negativas mais consistentes.

Um resultado surpreendentemente ruim

Wish-O-Poder-dos-Desejos-Disney Wish | Filme recebe a pior avaliação da Disney em 18 anos!

Esse resultado é surpreendentemente ruim para um filme animado da Disney. Tipicamente, a empresa recebe elogios mais efusivos para seus longas de animação, mesmo para aqueles que foram fracassos financeiros, como Mundo Estranho do ano passado (72%).

Na verdade, somente 9 dos 61 lançamentos anteriores da empresa receberam pontuações “Rotten”, incluindo Música, Maestro! de 1946 (58%), Robin Hood de 1973 (58%), O Caldeirão Mágico de 1985 (57%), Oliver e Sua Turma de 1988 (54%) e Pocahontas de 1995 (54%).

O maior período de críticas negativas da empresa ocorreu na virada do milênio com Atlantis: O Reino Perdido de 2001 (49%), Irmão Urso de 2003 (37%), Nem Que a Vaca Tussa de 2004 (52%) e O Galinho Chicken Little. No entanto, esse período de avaliações ruins foi superado quando os 15 lançamentos subsequentes receberam pontuações “Fresh”.

A nota de Wish não indica necessariamente que outro período de avaliações ruins está a caminho, especialmente considerando suas críticas medianas. No entanto, quebra o recorde estabelecido pela era moderna da Disney de uma maneira chocante.

Wish: O Poder dos Desejos tem sua estreia mundial em 22 de novembro de 2023. No Brasil, a espera será bem mais longa, com o filme marcado para chegar aos cinemas em 4 de janeiro de 2024.

Foto do autor

Leo Carvalho

Leo Carvalho, jornalista de formação e nerd de coração, sempre atento às tendências do entretenimento, em especial filmes e séries da Marvel e Star Wars. Sua formação acadêmica em jornalismo e entusiasmo de fã lhe permitem escrever textos com insights, análises detalhadas e olhar crítico.

Deixe um comentário