Wish | Por que Asha é diferente das outras Princesas da Disney?

Asha-Wish-Princesas-Disney Wish | Por que Asha é diferente das outras Princesas da Disney?

Wish: O Poder dos Desejos segue Ariana DeBose como Asha, que vem do Reino de Rosas, onde o Rei Magnifico usa magia para cuidar dos desejos de todos. Mas as coisas ficam um pouco complicadas quando é revelado que o rei não planeja realizar todos os desejos, em vez disso, mantendo-os trancados para sempre e esquecidos por aqueles que os fizeram. Em retaliação, Asha deseja corrigir as coisas. Para sua surpresa, o desejo de Asha é tão poderoso que chama uma estrela para guiá-la.

O que torna Asha de Wish única?

Em uma entrevista com o The Direct, Chris Buck, codiretor de Wish, confirmou e explicou como Asha difere dos heróis e princesas dos projetos anteriores da Disney Animation. O cineasta observou que Asha tem certos aspectos semelhantes aos líderes anteriores e princesas passadas, incluindo “uma paixão, um impulso e uma força”:

“É uma personagem que tem certos aspectos como algumas das nossas outras líderes, há uma paixão e um impulso e uma força nela. Uma coisa que ela não sabe imediatamente é que tem essas qualidades de liderança. Talvez ela não acredite nelas, seja lá o que for. Mas ela definitivamente assume essas qualidades até o final do filme.”

O diretor também afirmou que uma das coisas que realmente tornou a personagem única foi trazer Ariana DeBose para a animação que celebra os 100 anos da Disney:

“Nós amamos esse arco. Eu acho que o que a torna única é trazer Ariana DeBose. Ariana, trazendo sua personalidade, uma personalidade muito única. Alguém que não tem medo de falar o que pensa. Alguém que não tem medo de ser engraçada e peculiar, e todas essas coisas ótimas que dão especificidade à personagem. E às vezes, você não sabe realmente o que tem até que essa atriz chegue e comece a colaborar com você e realmente moldar a personagem.”

Os desejos devem ser exteriorizados

Wish-Asha-e-Valentino Wish | Por que Asha é diferente das outras Princesas da Disney?

Buck chamou a atenção para a tradição de soprar uma vela de aniversário e não contar a ninguém qual é o desejo:

“Há uma coisa que eu adoraria, e é uma espécie de tradição que temos que eu acho que está muito errada, e é em aniversários, certo? As velas. Você sopra as velas e faz um desejo. E então todo mundo diz, ‘Não diga o desejo em voz alta. O que quer que você faça, não diga o desejo em voz alta, ele nunca se tornará realidade.’ Eu adoraria que o oposto fosse verdadeiro. Adoro quando as pessoas que sopram as velas, fazem um desejo, dizem em voz alta.”

Este conceito é especialmente importante para Buck porque foi exatamente isso que aconteceu para a equipe de Wish.” Eles queriam trabalhar na Disney, então eles “deixaram as pessoas saberem”, e seu desejo se tornou realidade:

“Porque, como aconteceu para nós, nosso desejo era trabalhar na Disney. Deixamos as pessoas saberem. Queríamos trabalhar na Disney, e recebemos muita ajuda ao longo do caminho. Então, o que eu estou dizendo é que se você colocar seu desejo pra fora e deixar as pessoas saberem, acho que haverá muitos ajudantes, assim como em nosso filme, que ajudarão você a realizar esse desejo.”

Quanto ao produtor executivo Peter Del Vecho, ele quer que todos se lembrem “que os desejos são alcançáveis e que há esperança no mundo, especialmente se nos conectarmos juntos.” O produtor Juan Pablo Reyes Lancaster-Jones acrescentou que gostaria que as pessoas se lembrassem de algo importante:

“E eu diria algo que Chris Buck diz o tempo todo, é que quando você diz seu desejo em voz alta, o mundo ouve. E então há orientação, como a da Estrela, lá para ajudar e guiar Asha, e na vida real, há pessoas assim ao nosso redor também. Cabe a nós determinar nosso destino, mas há ajuda do universo.”

Como Asha de Wish se destaca das tradicionais Princesas da Disney

Asha-e-Estrela-WISH-O-Poder-dos-Desejos Wish | Por que Asha é diferente das outras Princesas da Disney?

Não há como negar que a interpretação de Ariana DeBose como Asha é contagiante. Embora Chris Buck não mencione isso, uma diferença-chave com Asha é que, apesar do que pode parecer, ela não é tecnicamente uma princesa como Bela ou Ariel. Ela é próxima da realeza e tenta trabalhar nesse contexto às vezes, mas Asha não tem herança real.

Contudo, ela está longe de ser a primeira a não ter o cobiçado título. Há personagens recentes como Mirabel de Encanto e Moana que também não são princesas, embora isso não afete em nada sua popularidade. Curiosamente, muitos nem mesmo consideram Elsa e Anna de Frozen como princesas, apesar de seu status no reino.

Asha certamente compartilha muito com as heroínas que vieram antes dela. Mesmo assim, sua jornada e história geral são muito diferentes das outras. Essas experiências realmente a diferenciam do resto das Princesas da Disney. Além disso, ninguém mais tem um bode como Valentino.

Wish: O Poder dos Desejos está em cartaz nos cinemas do Brasil.

Foto do autor

Luiz Junqueira

Luiz Junqueira é engenheiro da computação e escreve sobre entretenimento há mais de 12 anos, com um olhar analítico sobre filmes, séries e quadrinhos. Combina sua formação técnica com uma grande paixão pelo universo da cultura pop, se dedicando a trazer para os leitores artigos informativos e precisos.

Deixe um comentário