Vitória de ‘Encanto’ no Oscar trouxe a primeira mulher latina a ganhar o prêmio da categoria


Encanto-Oscar Vitória de 'Encanto' no Oscar trouxe a primeira mulher latina a ganhar o prêmio da categoria

A produtora Yvett Merino, de Encanto, se tornou a primeira mulher latina a vencer na categoria de Melhor Animação no Oscar. No último domingo (27), aconteceu a 94ª edição do Prêmio da Academia, e o mais recente longa da Disney venceu na principal categoria de filme animado da noite. Após muitas das outras conquistas da produção, a vitória marcou ainda mais uma.

O time de Encanto comemorou após ter levado o prêmio de Melhor Animação na principal premiação do cinema. Contudo, o acontecimento não significou somente o sucesso do filme, mas também um marco na própria premiação. Yvett Merino, que produziu o musical, foi a primeira mulher latina a receber a estatueta dourada na categoria de animação. Ao seu lado, o produtor Clark Spencer e os diretores Byron Howard e Jared Bush também receberam prêmios.

Em seu discurso, ela disse: “Estou tão orgulhosa de fazer parte de um filme que coloca personagens lindos e diversos na frente e no centro, e que as pessoas em todos os lugares estão se vendo no filme“.

Produtores-de-Encanto-no-Oscar Vitória de 'Encanto' no Oscar trouxe a primeira mulher latina a ganhar o prêmio da categoria

E temos que agradecer a todo o país da Colômbia… nosso elenco incrível”, completou Bush no momento em que recebeu o prêmio. “Este é um filme sobre família e não estaríamos aqui sem nossas famílias“.

Merino começou sua carreira como funcionária temporada na Walt Disney Animation Studios há 25 anos. Após ter sido contratada como assistente no Departamento de Tecnologia, foi promovida a Gerente Administrativa, função na qual trabalhou por 10 anos. 

Depois disso ela passou a ser Supervisora ​​de Produção Editorial de Enrolados, trabalhando também em Detona Ralph, Operação Big Hero e Moana, antes de finalmente entrar na função de produtora de Encanto.

Além de Merino, Germaine Franco, que estava indicada a Melhor Trilha Sonora Original, também representa um momento importante no cinema de animação. A compositora foi a primeira mulher a criar a trilha de um filme animado na Disney, assim como também foi a primeira latina a concorrer na categoria. No entanto, ela perdeu o prêmio para Hans Zimmer por Duna.

Encanto está disponível no Disney+.

Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos do streaming da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus

Atualizado em 29/03/2022


Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.