This Is Us: famílias que lidam com Alzheimer contam como a série os ajudou


This-Is-Us-Mandy-Moore This Is Us: famílias que lidam com Alzheimer contam como a série os ajudou

Na última temporada de This Is Us, o enredo apresentou um arco em que toda a família Pearson teve que lidar com o Alzheimer da matriarca, Rebecca. A série, cuja conclusão chegou ao Star+ na última quinta-feira (26), trabalhou essa questão em seus últimos capítulos, mostrando as dificuldades de enfrentar a doença, tanto para quem passa por isso, quanto para as pessoas ao redor, que sentem os impactos do problema. 

A representação de This Is Us de uma mulher com doença de Alzheimer e a turbulência que a enfermidade causa à sua família mostrou a realidade deste mal para milhões de espectadores. De acordo com Laura Forbes, diretora de comunicações de um instituto especializado em Alzheimer em Indiana, nos EUA, o declínio da doença cognitiva progressiva foi difícil de assistir, mas ao mesmo tempo muito realista.

Eu aprecio a precisão com que eles retrataram a doença”, ela disse. “É muito importante para aumentar a conscientização. Acho que as pessoas estão muito cientes de que a doença de Alzheimer existe, mas acho que há muitos equívocos sobre isso”.

Família conta o seu relato sobre representação da doença no drama 

O jornal online Tribune Star apresentou uma família que sofreu com isso na vida real e se viu representada nos conflitos dos Pearson em This Is Us. Marie Theisz, uma professora de estudos sociais na Terre Haute North Vigo High School, perdeu sua própria mãe, Lucie Belzile, para o Alzheimer em 2019. 

Ela conta que, de muitas maneiras, a série refletiu a sua própria experiência. Seu pai, Guy Belzile, um fisioterapeuta aposentado, cuidava incansavelmente de Lucie. Depois que ela entrou em Springhill Village, uma casa de repouso em Terre Haute, ele passou os dias visitando a esposa.

Eu disse ao meu marido: ‘Sinto que estou assistindo minha vida lá na tela’”, lembrou Theisz. “Você vive muitos desses estágios [do luto], mesmo quando seu ente querido ainda está vivo”.

Theisz conta que, assim como foi para os irmãos Pearson, ver essa conexão próxima evaporar foi difícil. Sua mãe morreu apenas alguns meses antes da pandemia se espalhar pelo país.

O episódio final de This Is Us já está disponível no Star+.

Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos dos streamings da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus

Atualizado em 28/05/2022


Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.