The Rescue: conheça o documentário do Disney+ sobre resgate de 12 meninos em uma caverna da Tailândia


The-Rescue-National-Geographic-DisneyPlus-1024x576 The Rescue: conheça o documentário do Disney+ sobre resgate de 12 meninos em uma caverna da Tailândia

Nesta quarta-feira (31), o documentário The Rescue chegou à plataforma de streaming da Disney. O filme narra a história improvável do resgate desafiador de 12 garotos e seu treinador de uma caverna inundada na Tailândia, e a produção está cotada para o Oscar de 2022.

Em junho de 2018, um grupo de doze meninos com idades entre 11 e 16 anos de um time de futebol juvenil local chamado Wild Boars e seu treinador assistente de 25 anos, Ekkaphon Chanthawong, entrou na caverna Tham Luang, em Chiang Rai, na Tailândia, após uma sessão de treino de futebol. Pouco depois, fortes chuvas inundaram parcialmente o local, bloqueando sua saída e os deixando presos no fundo.

Felizmente, todos eles foram encontrados com vida e resgatados de forma segura. No entanto, o processo foi lento e difícil. Nenhum contato foi feito por mais de uma semana, e os esforços para localizar o grupo foram prejudicados pelo aumento do nível da água e fortes correntes. Eventualmente, o trabalho de resgate se expandiu para uma operação massiva em meio a um intenso interesse público mundial e envolvendo profissionais internacionais. 

No dia 2 de julho, depois de avançar por passagens estreitas e águas lamacentas, os mergulhadores britânicos John Volanthen e Richard Stanton encontraram o grupo vivo em uma rocha elevada a cerca de 4 quilômetros da entrada da caverna. Entre 8 e 10 de julho, todos os doze meninos e seu treinador foram resgatados da caverna.

Em uma produção americana e britânica do National Geographic, The Rescue apresenta toda a missão de salvamento do caso. O documentário é dirigido por Jimmy Chin e Elizabeth Chai Vasarhelyi e foi exibido no Festival Internacional de Cinema de Toronto 2021 em setembro, no qual ganhou o People’s Choice Award for Documentaries.

Além disso, o filme de 107 minutos está cotado para a categoria de Melhor Documentário no Oscar de 2022 pela previsão da Variety, ao lado de outros como The First Wave, Attica, Faya Dayi e Simple as Water.

The Rescue está disponível para assinantes do Disney+.

Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos dos streamings da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus

Atualizado em 31/12/2021


2 comentários

    • Fernanda valeriano em 07/02/2022 às 23:07
    • Responder

    Existe um erro de português na parte que se refere “a cerca”, que está relacionada com a ideia de distância sendo correto escrever: acerca. Sejamos mais zelosos com a língua portuguesa.

    1. Fernanda, bom dia. Concordamos em zelar pela língua portuguesa, mas discordamos da sua sugestão de correção, que está equivocada. O trecho diz “encontraram o grupo vivo em uma rocha elevada a cerca de 4 quilômetros da entrada da caverna“. Nesse caso, o artigo “a” designa distância, enquanto “cerca” indica uma aproximação. A cerca de, portanto, possui sentido de “aproximado”, “perto de algo ou alguém”. É usado para designar distância, como você bem observou. Se você precisa falar “sobre algo”, deve-se usar acerca. Acerca de é uma locução prepositiva, que indica o assunto, tema ou tese de que se trata uma escritura, uma reflexão, um discurso etc. “Acerca” possui, portanto, o mesmo significado de “sobre”, “relativo a”, “a respeito de”.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.