Star Wash | Lava a jato temático é processado pela Lucasfilm

Star-Wash-Chile-Santiago Star Wash | Lava a jato temático é processado pela Lucasfilm

A Lucasfilm, famosa produtora da saga Star Wars, entrou com uma ação judicial contra um lava a jato em Santiago, no Chile, chamado “Star Wash”. Inspirado no incônico universo criado por George Lucas, o estabelecimento chileno vem chamando atenção não só pelo serviço, mas também pela temática.

No Star Wash, os funcionários se vestem como personagens de Star Wars, incluindo Din Djarin, Kylo Ren, Stormtroopers, Darth Vader e Boba Fett. Além disso, o local é decorado com adereços da franquia e utiliza uma fonte tipográfica similar à famosa fonte de Star Wars, mas incorporando um carro ao design.

Star-Wash-Chile Star Wash | Lava a jato temático é processado pela Lucasfilm

Disputa sobre o registro da marca

A Lucasfilm, no entanto, está contestando especificamente o nome “Star Wash”. De acordo com a Reuters, o proprietário do Star Wash, Matias Jara, estava em processo de registro da marca na autoridade de patentes chilena INAPI quando recebeu a notificação da ação por parte do estúdio da Disney.

A Lucasfilm argumenta que os clientes podem se confundir, pensando que o Star Wash está associado à Lucasfilm. A empresa não se opõe ao fato dos atendentes se vestirem como personagens de Star Wars.

Defesa do Star Wash

Os advogados de Matias Jara defendem que o Star Wash é suficientemente distinto de Star Wars para evitar confusão e que os direitos autorais da Lucasfilm não se estendem à limpeza de carros.

Essa ação judicial está nos afetando”, disse Jara. “Somos um pequeno negócio e estamos gastando com coisas que não estavam no orçamento.”

A filha de Jara teve a ideia do nome Star Wash durante uma viagem ao Star Wars: Galaxy’s Edge, atração do parque Hollywood Studios, em Orlando. Jara observou que, apesar de seu negócio ser um lava a jato “estelar”, “Não fazemos filmes ou vendemos seus produtos ou algo do tipo.”

A Lucasfilm não respondeu ao pedido de comentário da Reuters. Em um contexto relacionado, a Disney, proprietária da Lucasfilm, perdeu recentemente um processo milionário justamente por violação de direitos autorais. O caso envolveu o live-action de A Bela e a Fera e a Disney foi condenada a pagar quase US$ 600.000 (cerca de R$ 3 milhões) em danos por direitos autorais pelo uso não autorizado da tecnologia de captura de movimento de outra empresa.

Foto do autor

Leo Carvalho

Leo Carvalho, jornalista de formação e nerd de coração, sempre atento às tendências do entretenimento, em especial filmes e séries da Marvel e Star Wars. Sua formação acadêmica em jornalismo e entusiasmo de fã lhe permitem escrever textos com insights, análises detalhadas e olhar crítico.

Deixe um comentário