Star Wars | Rey usou habilidade do Lado Sombrio da Força?

Rey-Skywalker Star Wars | Rey usou habilidade do Lado Sombrio da Força?

Três anos depois de Episódio IX: A Ascensão Skywalker, os fãs ainda estão encontrando novos motivos para discutir algumas das maiores implicações das habilidades de Rey com a Força. Os lados sombrio e luminoso nunca foram fáceis de entender, assim como quais poderes herdados são possíveis de conceder a alguém. No filme de 2019, Rey Skywalker se torna um dos poucos Jedi a usar a cura da Força enquanto recupera criaturas e até mesmo Ben Solo.

A capacidade de cura fez os fãs se perguntarem se isso seria mesmo uma habilidade do lado da luz. Uma nova teoria de um fã acredita que não é algo que um típico Jedi possa fazer, porque na verdade seria uma característica do lado sombrio. A teoria defende que a prática vai contra os ideais Jedi de “deixar partir“.

O lado sombrio, como mostrado com Palpatine, parece prolongar a vida através de métodos não naturais de enganar a própria morte. Ao usar essa habilidade, Rey demonstra apego ao mundo, algo que os Jedi proíbem e os Sith não entendem.

A teoria, compartilhada no Reddit, começa citando Yoda: “Treine a si mesmo a deixar partir tudo que teme perder.

“Esta citação explica por que o propósito da cura da Força é contrário à Filosofia Jedi. Em vez de deixar ir e permitir que a natureza siga seu curso, a Força mantém alguém vivo por meios não naturais. Minha teoria é que o apego é necessário para usar a habilidade, assim como a paz de espírito. Isso explicaria por que Jedi e Sith não poderiam usá-lo. Os Sith se concentram demais na raiva e no ódio para estarem em paz e os Jedi proibiram o apego. Rey encontrou este ensinamento nos Textos Sagrados que foram escritos antes do Cisma entre Jedi e Sith.”

Certamente é uma teoria interessante que adiciona profundidade nas discussões sobre a personagem de Daisy Ridley. Os Jedi, como mostrado ao longo da saga, não são exatamente santos e em vários momentos demonstram excesso de confiança.

A cura pela Força também foi vista em The Clone Wars e Rebels, embora o uso dela em A Ascensão Skywalker tenha sido muito mais significativo do que nessas séries. Algo que torna Rey única entre os Jedi é seu nível de apego, então essa teoria se encaixa bem com a personagem.

Todos os filmes de Star Wars estão disponíveis no Disney+.

Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos dos streamings da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus

Foto do autor

Leo Carvalho

Leo Carvalho, jornalista de formação e nerd de coração, é um observador atento das tendências do entretenimento, em especial filmes e séries da Marvel e Star Wars. Sua formação acadêmica em jornalismo e entusiasmo de fã lhe permitem escrever textos com insights, análises detalhadas e olhar crítico.

Deixe um comentário