Star Wars: Obi-Wan Kenobi corrige erro de continuidade 45 anos depois


Darth-Vader-Anakin-Skywalker Star Wars: Obi-Wan Kenobi corrige erro de continuidade 45 anos depois

Obi-Wan Kenobi acaba de lançar seu episódio final no Disney+. Por um lado, a série entregou muito do que os fãs de longa data desejavam, como batalhas importantes e rostos familiares da saga Skywalker retornando. Por outro, existem espectadores que têm dúvidas sobre certas decisões que estão sendo tomadas na franquia, juntamente com algumas queixas sobre a rapidez com que os personagens são capazes de percorrer a galáxia.

Contudo, há uma falha sutil na trama do Episódio IV – Uma Nova Esperança que o final da série acabou de resolver. No filme de 1977, Obi-Wan enfrenta Darth Vader na Estrela da Morte. Enquanto trocam farpas, Vader diz: “Quando eu deixei você, eu era apenas o aprendiz. Agora, eu sou o mestre“. Kenobi responde: “Apenas um mestre do mal, Darth“.

Durante anos, os fãs mais dedicados viram isso como um erro de continuidade na trama, já que “Darth” é um título e não um nome. Ao fazer Uma Nova Esperança, George Lucas não havia decidido sobre os detalhes do passado do vilão, e Darth Vader foi pensado apenas como um primeiro e segundo nome.

Ninguém mais em Star Wars chamou um Lorde Sith simplesmente de “Darth”. Em vez disso, sempre foram utilizados nomes individuais como “Sidious” ou “Vader”.

[Aviso] Spoilers a partir daqui!

No entanto, Obi-Wan Kenobi acaba de explicar esse ponto com o personagem interpretado por Ewan McGregor. Em seu confronto no sexto episódio, Obi-Wan finalmente entende que seu amigo Anakin Skywalker está realmente morto e que o “assassino” é Darth Vader. Ao deixar Vader ofegante, ferido e com metade do rosto aparecendo, ele simplesmente diz “Adeus… Darth“, mostrando que agora ele não o considera a mesma pessoa de antes.

Como dissemos, trata-se de um pequeno detalhe, mas depois desse diálogo, a fala do Obi-Wan interpretado por Alec Guinness em Uma Nova Esperança faz muito mais sentido, pois agora ele está se referindo ao encontro que tiveram neste episódio.

A primeira temporada completa de Obi-Wan Kenobi está disponível no Disney+.

Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos dos streamings da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus

Atualizado em 22/06/2022


25 comentários

Pular para o formulário de comentário

    • Darth Dohmus em 23/06/2022 às 19:22
    • Responder

    Não acho que faz tanto sentido, simplesmente pq o Vader já não se vê mais como um aprendiz, e sim como um mestre. Faria muito mais sentido se eles nunca tivessem se encontrado após mustafar. O termo Darth é apenas um detalhe, que entre tantas cagadas feitas pela Disney, poderia ser relevado facilmente.

    1. Mas nao foi a disney que decidiu isso, foi o proprio lucas durante a primeira trilogia.

  1. A série foi horrível, mal dirigida, os atores estão ruins, dedo podre da Disney.

    1. Concordo plenamente

      1. Fico imaginando o que a pessoa considera como “mal dirigido”. Eu não vi nada que indicasse uma direção ruim. Muito pelo contrário. Achei altamente bem dirigida, com ótimos personagens, eventos super condizentes com o período retratado e entregando exatamente o que foi prometido na publicidade. Pra mim, acertaram em cheio. Podiam fazer mais.

        1. Concordo.Gio… por favor..façam mais…

      2. Pelas melhoras que temos hj nas filmagens em nossos filmes poderia ser melhor sim, mas já vi piores, a nota não é Ruin e nem ótimo, e sim bom.

      • Jedi Carlos Felipe em 25/06/2022 às 06:56
      • Responder

      Não achei a série horrível… Foi bem legal, inclusive melhor que alguns filmes e principalmente os desfechos de alguns filmes…
      Mas acredito eu que o principal motivo da série conseguiu atingir, como que a Léia e o Luke já conhece o Obi Wan ou o próprio pai do Luke, Ben.

    2. Teu c*

    3. Kkkkk falou o dono da razão!

  2. É preciso mais temporadas para explicar o início do episódio IV, pois começa com Kenobi mais velho, Luke e Leia adultos, há muita história pra contar até o encaixe da história em “A nova esperança”. Léia já é da resistência, Luke treinando para Jedi, falta o mestre Yoda, mestre Mace Windu, ou seja, muita história pra contar ainda até chegar na história de encaixe.
    Esperemos que a Disney nos dê esse prazer, pois nos fãs de star wars, principalmente da primeira trilogia merecemos.

    1. Windu morreu

        • Jedi Carlos Felipe em 25/06/2022 às 06:59
        • Responder

        Uma morte “misteriosa”… Tem muitas teorias, será que ele não conseguiu sobreviver aquele arremesso sobre a janela que o Anakin fez com ele?

        1. Não foi Anakin, foi Palpatine

    2. Windu já morreu yoda está isolado em um planeta e o treinamento para ele virar fantasma já vimos em clone wars então não tem conteúdo sobre esses dois. Já o luke, é um fazendeiro de água até ele sair do planeta para salvar a leia e fazer seu treinamento jedi, leia vai entra para rebelião obviamente pois o pai adotivo dela tem a ver com isso então não tem mais nada que fala. Só acho que deveria desenvolver mais a série para não ser tão corrida

    • Cristiano Santos em 24/06/2022 às 10:18
    • Responder

    História até boa, mas com péssima direção. Erros grosseiros de continuidade das cenas, perseguições ridículas entre pessoas e naves de diferentes potenciais, alteração de roupa na mesma cena…
    Não houve revisão de especialistas do tema antes da exibição final ? Uma pena porque diferente de Boba Fett ( salva pela parte que o mesmo não participa ), a série de Obi-Wan teria a maior responsabilidade por mexer no centro de toda a trama clássica. Tinha a obrigação de ser levada mais a sério que Mandalorian ou Boba Fett que tiveram muuuito menos falhas. Espero que uma eventual continuação tenha melhor cuidado na edição e adaptação do roteiro.

    • Paulo Marçal em 24/06/2022 às 16:53
    • Responder

    Realmente os diretores da Disney não tem a capacidade de visão que George Lucas tem. Por isso as produções os George Lucas ficaram fracas demais.

  3. Como já era de se esperar, a Disney estragou a franquia e a série obi wan selou esse fato. Uma série fácil de explorar e os caras fazem essa porcaria? Tá loko

  4. Olha,pra quem é fã de guerra nas estrela,como
    Foi divulgado o primeiro filme,a mais de quatro décadas,a atmosfera da trama é muito forte,erros e eventuais distorções quase que passam desapercebidos ,assisti só lançamento do filme ,não é totalmente o mesmo estilo,obi Wan mais parecia um samurai

  5. Disney deveria voltar a fazer desenhos do pateta Mickey e tio patinhas porque de Star Wars é um pior que o outro só sabem desconstruir os personagens e a saga….
    Star Wars é Vader aprendam a respeitar os personagens clássicos….fragilizando um dos vilões mais temidos dos cinemas….
    Vão fazer desenho animado que é o chão de vcs….

    • Marcelo Soeiro em 25/06/2022 às 07:02
    • Responder

    Resolveu alguma coisa?!?! Sei lá. Na minha opinião, criou-se um monte de problemas, justamente por causa dos encontros nessa nova série. Vader não poderia se considerar um aprendiz nesse momento, isso é absurdo!!! Faz mais sentido isso no episódio 3!!! A verdade é que tem alguns erros como esse, quando, por exemplo, também no episódio 4, Han Solo diz que já cruzou a galáxia de ponta a ponta e nunca ouviu falar da força, sendo que isso seria absurdo, uma vez que ele provavelmente já era nascido quando os eventos do episódio 3 aconteceram!!! E por aí vai… um abraço a todos!!!

  6. Adoro os comentários…
    Quem gosta de Star Wars gosta de tudo, até das falhas…😊

  7. Outro erro que corrigiu foi da cicatriz na cabeça do Vader quando ele tira a mascara no ep 6. Em mustafa ele não ganhou aquela cicatriz, só queimaduras. Mas agora nessa luta com o golpe que quebrou a mascara ele recebeu o ferimento.

    • André Luís em 26/06/2022 às 05:04
    • Responder

    As séries Live Action servem para nós que gostamos dessa temática, para corrigir os erros de continuidade deixada nos filmes. Obi Wan não foi uma série glamourosa mas fez o seu papel. Ben e Vader deverão ter outros confrontos. Os próprios fãs pedem por isso.

    • Ricardo Abreu em 26/06/2022 às 10:48
    • Responder

    Amo Star Wars mesmo com erros (fazer o que né? Ninguém é perfeito).
    Mas o que gostaria de saber se haverá outro filme continuando o último onde surgiu uma garota Gedai e no final um garotinho. E nunca mais se ouviu dizer se haverá uma continuação.
    Esses autores são todos loucos. Onde já se viu acabar com Homem de ferro horiginal, Thor, Capitão América e outros?
    Nós amamos Star Wars e a Marvel, inclusive a DC por conta desses Heróis antigos!!! Aí surge um louco e muda tudo isso……

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.