O retorno de Hayden Christensen como Anakin Skywalker em Ahsoka foi recebido com aclamação generalizada pelos fãs de Star Wars, e se o Anakin que vimos no Mundo Entre Mundos era realmente quem parecia foi um grande ponto de discussão por um tempo.
Alguns acreditavam que era simplesmente um sonho, afinal, como e por que o Jedi redimido estaria lá para receber Ahsoka? E outros se perguntavam se alguém ou algo poderia estar se passando pelo homem que se tornou Darth Vader após se separar de sua antiga Padawan.
No entanto, foi a aparição do Fantasma da Força de Anakin nos momentos finais do último episódio de Ahsoka que eliminou qualquer resquício de dúvida: sim, era realmente ele com quem ela tinha se encontrado.
Mesmo assim, é outra cena que gerou debates porque esta é a primeira vez que vimos Anakin como um Fantasma da Força desde os minutos finais de O Retorno do Jedi. Até onde sabemos, ele não apareceu antes para seu filho, Luke Skywalker, e A Ascensão Skywalker confirmou que o Imperador Palpatine fingiu ser ele anos depois para manipular Ben Solo/Kylo Ren.
Todos estão onde deveriam estar no final de Ahsoka
Embora ainda não saibamos se Anakin está de alguma forma ligado aos Deuses de Mortis de Peridea, uma explicação oficial no site StarWars.com indica que sua aparição deve ser encarada com otimismo ao invés de algum tipo de mau presságio sobre o que está por vir.
“A convor Morai e o espírito da Força de Anakin Skywalker aparecem para dar sinais a Ahsoka Tano de que ela está exatamente onde deveria estar“, revela o site. “Com essa simples sabedoria, refletida em imagens que mostram Baylan em sua jornada, Shin acendendo seu sabre de luz ao entrar no acampamento dos bandidos em Peridea, e Thrawn e as Grandes Mães chegando em Dathomir, parece que todos concordam.”
Portanto, assim como Ahsoka Tano disse a Sabine Wren, elas estão agora exatamente onde precisam estar. Se elas estão destinadas a permanecer para sempre nesta nova Galáxia, ainda não sabemos, mas se Baylan Skoll realmente está buscando o poder dos Deuses de Mortis, então Ahsoka pode ser tudo o que está entre ele e a destruição de tudo.
Esse “tudo” pode incluir a origem da Força, como explica uma teoria recente. De acordo com a tese, Baylan Skoll está tentando encontrar o Mundo Entre Mundos para viajar ao passado e eliminar o poder para sempre e evitar o surgimento da dualidade Jedi/Sith.
Com tudo isso em mente, esperamos que Anakin Skywalker esteja ao lado de Ahsoka Tano, guiando sua ex-Padawan através desta próxima aventura, que virá através de uma segunda temporada ou quem sabe no filme de Dave Filoni que promete encerrar o Mandoverso.
Todos os episódios de Ahsoka podem ser encontrados no Disney+.