Conheça ‘A Lenda’, um dos primeiros filmes de Tom Cuise

Tom-Cruise-em-A-Lenda Conheça 'A Lenda', um dos primeiros filmes de Tom Cuise

O filme A Lenda, de 1985, é um dos primeiros trabalhos da carreira de Tom Cruise, e está disponível no Star+ com o título original em inglês: Legend. Com direção de Ridley Scott, o filme de aventura, romance e fantasia traz o astro no papel de Jack, um jovem que deve impedir que o Senhor das Trevas destrua a luz do dia e se case com a mulher que ama.

Embora não tenha sido um sucesso de bilheteria quando estreou em 1985, A Lenda venceu muitos prêmios e até recebeu indicação ao Oscar na categoria Melhor Maquiagem e o BAFTA de Melhor Figurino, Melhor Maquiador e Melhores Efeitos Visuais.

A Lenda é um conto da eterna luta entre o bem e o mal, em uma terra mágica onde todas as criaturas vivem em paz e os unicórnios guardam o segredo da luz. Mas a luz é fatal para o Senhor das Trevas, e quando ele rouba o segredo, um humano chamado Jack e uma linda princesa precisam enfrentar os horrores de seu castelo subterrâneo para resgatar os unicórnios e vencer a escuridão.

O visual que Scott imaginou para A Lenda foi influenciado pelo estilo de animação da Disney. Ele até havia oferecido o projeto para a Casa do Mickey, mas a empresa ficou receosa pelo tom sombrio do filme em uma época em que a Disney ainda focava em títulos voltados para a família.

Antes de Tom Cruise ser escolhido para interpretar o protagonista, o cineasta considerou nomes como Johnny Depp, Jim Carrey e Robert Downey Jr. para o papel principal.

A Lenda tem 73% de aprovação do público no Rotten Tomatoes e nota de 6,3 no IMDb (Internet Movie Database). A classificação indicativa é Livre e o filme está com áudio e legendas em português disponíveis.

Finais alternativos

Existem três versões diferentes da conclusão do filme:

  • Na versão do diretor, Lili acorda com Jack tentando convencê-la de que ela estava apenas sonhando, mas ela acaba não se convencendo. Eles confessam seu verdadeiro amor um pelo outro, mas percebem que vivem em estilos de vida diferentes, o que faz com que Lili queira a continuação de um relacionamento meramente platônico. Jack, feliz com o pedido pela primeira vez, aceita. Lili volta para sua casa para assumir suas responsabilidades, prometendo visitá-lo novamente. Jack corre alegremente para o pôr do sol, saudado pelas fadas da floresta e pelos unicórnios revividos.
  • Na versão norte-americana para os cinemas, Jack e Lili afirmam um ao outro seu amor e assistem ao reencontro dos unicórnios, e fogem juntos para o pôr do sol, saudados pelas fadas da floresta e pelos unicórnios. O Senhor das Trevas os observa, rindo.
  • A versão europeia também termina com Jack e Lili correndo para o pôr do sol, mas sem a aparição final do Senhor das Trevas .

Curiosidades

Tom Cruise supostamente não gostou do corte norte-americano e e não falou sobre o filme por anos por causa disso. Ele encorajou os fãs a optarem pela versão do diretor.

As filmagens foram interrompidas duas vezes, primeiro por um incêndio que destruiu o estúdio e, segundo, pela morte do pai de Tom Cruise. Na primeira paralisação, o restante do filme foi gravado em cenários construídos às pressas.

Durante anos, houve rumores falsos de que este filme foi a fonte de inspiração para os jogos ‘The Legend of Zelda’ de Shigeru Miyamoto.

O rosto do goblin Blix (Alice Playten) foi desenhado com base em Keith Richards dos Rolling Stones . Segundo Playten, ela teve a ideia, que teve o apoio do diretor Ridley Scott . Ele então fez com que o artista de efeitos especiais Rob Bottin implementasse o conceito.

O diretor Ridley Scott tirou a maior parte de sua inspiração para este filme de A Bela e a Fera (1946), bem como de clássicos animados da Disney como Branca de Neve e os Sete Anões (1937), Fantasia (1940) e Bambi (1942).

O som dos unicórnios brincando é na verdade uma gravação de baleias jubarte.

A armadura de Jack era feita de tampas de garrafa achatadas.

Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos dos streamings da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus

Foto do autor

Luiz Junqueira

Luiz Junqueira é engenheiro da computação e escreve sobre entretenimento há mais de 12 anos, com um olhar analítico sobre filmes, séries e quadrinhos. Combina sua formação técnica com uma grande paixão pelo universo da cultura pop, se dedicando a trazer para os leitores artigos informativos e precisos.

Deixe um comentário