Spermworld: Disney anuncia documentário sobre doação de esperma

Spermworld-FX Spermworld: Disney anuncia documentário sobre doação de esperma

A Disney anunciou o lançamento de um novo documentário produzido pelo FX, intitulado Spermworld. Este filme, que promete abordar um tema tão delicado quanto intrigante, mergulha no mundo da reprodução assistida, explorando fóruns online onde doadores de esperma se conectam com futuros pais. A narrativa se desenrola em um cenário de motéis à beira da estrada, shoppings abandonados e banheiros suburbanos por todo os Estados Unidos, acompanhando encontros íntimos entre doadores e receptores, onde se troca muito mais do que material genético.

Spermworld é inspirado por um artigo publicado no The New York Times em 2023, e promete examinar como as fantasias sobre parceria e paternidade moldam os desejos mais profundos. De acordo com a descrição, o novo longa-metragem, dirigido por Lance Oppenheim, é um retrato da busca por conexão humana em um mundo cada vez mais alienante.

A visão de Lance Oppenheim

Lance Oppenheim, conhecido por combinar histórias reais com toques do surreal, expressou seu entusiasmo em relação ao projeto.

“Em 2020, recebi um e-mail da jornalista Nellie Bowles contendo suas ideias para uma história sobre o universo online não regulamentado da doação de esperma. À medida que lia suas notas, comecei a visualizar suas palavras em imagens. O tom de um filme começou a emergir – estranhos se encontrando para produzir vida em lugares solitários: centros comerciais à noite, estacionamentos vazios. Eu queria fazer um filme que tocasse na solidão moderna e na busca por solucionar esse sentimento através da Internet, do altruísmo e da reprodução. Estou entusiasmado por ter realizado este retrato com parceiros tão ousados e solidários quanto FX, Edgeline Films e The New York Times.”

Kathleen Lingo, diretora editorial de cinema e televisão do The New York Times e produtora executiva do filme, acrescentou:

“A doação de esperma é uma das últimas indústrias a serem reviradas pela internet. Este novo mercado online para esperma levanta questões desde os riscos envolvidos na obtenção de doadores desconhecidos até a própria definição de família. Este filme explora tudo isso e mais através da lente cinematográfica humanitária de Oppenheim.”

O documentário está marcado para estrear nos EUA em 29 de março de 2024 no FX e estará disponível para streaming no Hulu no dia seguinte. Ainda não foram confirmados detalhes do lançamento em outros países. Os conteúdos do Hulu normalmente são exibidos na América Latina pelo Star+, mas como essa plataforma está com os dias contados, o mais provável é que os espectadores no Brasil vejam esse lançamento no Disney+.

Atualizado em 17/01/2024

Foto do autor

Leo Carvalho

Leo Carvalho, jornalista de formação e nerd de coração, é um observador atento das tendências do entretenimento, em especial filmes e séries da Marvel e Star Wars. Sua formação acadêmica em jornalismo e entusiasmo de fã lhe permitem escrever textos com insights, análises detalhadas e olhar crítico.

Deixe um comentário