Sofia Coppola quase comandou uma adaptação em live-action de A Pequena Sereia antes da versão de Rob Marshall. A diretora, filha do renomado cineasta Francis Coppola, é conhecida por obras como Encontros e Desencontros (2003) e Maria Antonieta (2006), mas ainda não se aventurou em grandes blockbusters ou releituras de clássicos. No entanto, a sua interpretação do conto de Hans Christian Andersen seria muito diferente dos lançamentos da Disney.
Quase dez anos antes do live-action do musical estrelado por Halle Bailey, Coppola tinha grandes intenções de produzir sua própria versão do clássico conto de fadas. Em 2014, a Universal Pictures confirmou que a diretora comandaria uma adaptação da história que seguiria o enredo original e seria muito mais sombria do que qualquer uma lançada pela Disney.
O projeto chegou a ter uma atriz para viver a protagonista titular. Nessa versão de A Pequena Sereia, Chloë Grace Moretz (Periféricos, Nimona) seria Ariel. Além dela, a modelo australiana Andreja Pejić também havia sido escalada para viver uma das irmãs.
Coppola deixou o live-action por diferenças criativas
Na época, a estética de Coppola aplicada à história de uma melancólica sereia adolescente parecia promissora. Inicialmente, ela pretendia filmar tudo debaixo d’água, uma decisão que surpreendeu. No entanto, uma vez que ela testou a logística, a ideia provou ser um enorme desafio. Mesmo assim, a pré-produção continuou com a cineasta querendo uma abordagem de filmes independentes e de baixo orçamento.
Por outro lado, os chefes de estúdio queriam transformar o filme em um blockbuster, com potencial para ser sucesso de bilheteria. Por isso, quando as ideias colidiram, Coppola decidiu sair da produção. Mais tarde, a diretora comentou sobre a situação durante o New York City’s Film Society of Lincoln Center de 2017.
“Quando um filme tem um orçamento realmente grande como esse, ele se torna mais sobre negócios, ou os negócios se tornam um elemento maior do que a arte”, Coppola compartilhou (via Nylon).
Embora os nomes de outros diretores tenham sido cogitados nos anos seguintes, este live-action em particular A Pequena Sereia nunca foi concluído.
A versão de Rob Marshall de A Pequena Sereia está atualmente em cartaz nos cinemas.