Sem aviso, Disney+ remove sua única animação 100% brasileira

O-Pergaminho-Vermelho Sem aviso, Disney+ remove sua única animação 100% brasileira

O universo dos streamings está sempre em constante mudança, com novos títulos sendo adicionados e outros sendo removidos. No entanto, detectamos que O Pergaminho Vermelho (2020) foi removido na madrugada deste domingo (22/10) do catálogo do Disney+. Este era não um título qualquer, mas a única animação 100% brasileira da plataforma.

Lançado no serviço da Disney em agosto de 2021, O Pergaminho Vermelho permaneceu disponível por pouco mais de dois anos. O filme dirigido por Nelson Botter Jr. narra a aventura de Nina, uma adolescente que, ao encontrar um enigmático pergaminho, é transportada para o reino mágico de Telurian. Lá, enfrentando desafios inimagináveis, ela aprende mais sobre si mesma do que jamais poderia esperar.

O que encanta no enredo é a jornada de autodescoberta de Nina. Embora seja uma adolescente comum, repleta de dilemas e incertezas da idade, a protagonista encontra em Telurian um palco para enfrentar seus medos e descobrir sua verdadeira força. Neste universo, ela não apenas se depara com criaturas e paisagens fantásticas, mas também se reconecta consigo mesma, em uma narrativa cativante.

Seu sucesso não se restringiu apenas à crítica especializada. Os espectadores também aplaudiram a produção, registrando uma respeitável nota de 7,9 no IMDb. Além disso, o filme se destacou em premiações, sendo reconhecido como Melhor Filme de Animação no Moscow Film Party 2020 e participando de festivais renomados, como o JuniorFest, Lift-Off Global Network e o Los Angeles Brazilian Film Festival, todos em 2020.

Onde assistir O Pergaminho Vermelho?

O-Pergaminho-Vermelho-Disney-Plus Sem aviso, Disney+ remove sua única animação 100% brasileira

Com a saída inesperada de O Pergaminho Vermelho do Disney+, surge uma questão: onde os fãs poderão assistir a esta joia da animação brasileira? Infelizmente, no momento, o filme não está disponível em outras plataformas de streaming, nem mesmo para compra ou aluguel em lojas virtuais como Google Play, Microsoft e Amazon Prime Video. A versão completa até pode ser encontrada no YouTube, mas não sabemos se trata-se de um conteúdo devidamente licenciado.

A remoção sem aviso prévio no Disney+ não chega a ser uma surpresa, já que tanto esse serviço quanto o Star+ (a outra plataforma da Disney na América Latina) não apresentam mensagens ou uma lista de quais títulos estão próximos da data de saída.

Agora, resta aguardar e ver se O Pergaminho Vermelho encontrará um novo lar digital, para que os espectadores possam, mais uma vez, embarcar na incrível jornada de Nina pelo universo de Telurian.

Foto do autor

Luiz Junqueira

Luiz Junqueira é engenheiro da computação e escreve sobre entretenimento há mais de 12 anos, com um olhar analítico sobre filmes, séries e quadrinhos. Combina sua formação técnica com uma grande paixão pelo universo da cultura pop, se dedicando a trazer para os leitores artigos informativos e precisos.

Deixe um comentário