Sam Heughan, de Outlander, pede desculpas por carta condenando Israel

Sam-Heughan-Outlander Sam Heughan, de Outlander, pede desculpas por carta condenando Israel

O astro de Outlander, Sam Heughan, emitiu uma declaração de desculpas após assinar uma carta pedindo um cessar-fogo em Gaza. A carta aberta de mais de 3000 artistas, incluindo Tilda Swinton, Frankie Boyle e Peter Mullan, acusou os governos ocidentais de “apoiar e incentivar” os crimes de guerra de Israel em Gaza.

A “Carta de Artistas pela Palestina” pede que os governos parem de apoiar o bombardeio de Israel, seja através de assistência militar ou apoio político.

Apoiamos o movimento global contra a destruição de Gaza e o deslocamento em massa do povo palestino“, afirma o documento. “Exigimos que nossos governos encerrem seu apoio militar e político às ações de Israel. Pedimos um cessar-fogo imediato e a abertura das passagens de Gaza para permitir a entrada desimpedida de ajuda humanitária.

Embora a carta afirme que condena “todo ato de violência contra civis… quem quer que os cometa”, alguns criticaram o grupo por não condenar explicitamente os ataques do Hamas a Israel.

David Mencer, ex-diretor dos Amigos Trabalhistas de Israel, grupo no Reino Unido que promove apoio ao relacionamento bilateral entre a Grã-Bretanha e Israel, criticou os artistas por assiná-la, descrevendo-os como um bando de desajustados.

Convido-os a resgatar suas carreiras no estrangeiro e tentar a sorte como artistas em Gaza sob o regime do Hamas“, disse ele à GB News.

Retratação de Sam Heughan

Após as críticas, a estrela escocesa de Outlander, Sam Heughan, sugeriu que removeria sua assinatura – e não apoiava mais a mensagem dos Artistas pela Palestina.

Inadvertidamente assinei algo que não reflete minhas crenças”, escreveu em uma declaração no Twitter. “Achei que era um simples pedido de PAZ… não era“. Ele continuou: “Condeno a violência de qualquer forma. Sou contra o terrorismo e o mal e estou arrasado e chocado com as recentes ações horríveis do Hamas.

Não sei quase nada e estou tentando aprender sobre os conflitos no Oriente Médio. Sinto-me impotente e gostaria de poder ajudar de alguma forma. Oro por compaixão, por todas as pessoas inocentes afetadas. Paz e amor a todos.”

Mais de um milhão de pessoas foram deslocadas em Gaza, com muitas atendendo às ordens de Israel para evacuar a parte norte do território. Até agora, são mais de 4.380 vítimas na retaliação israelense ao terrível ataque do Hamas, que resultou na morte de cerca de 1.400 israelenses.

Foto do autor

Luiz Junqueira

Luiz Junqueira é engenheiro da computação e escreve sobre entretenimento há mais de 12 anos, com um olhar analítico sobre filmes, séries e quadrinhos. Combina sua formação técnica com uma grande paixão pelo universo da cultura pop, se dedicando a trazer para os leitores artigos informativos e precisos.

Deixe um comentário