Saiba como ‘A Pequena Sereia’ mudou a história de ‘A Bela e a Fera’ na Disney


A-Pequena-Sereia-e-A-Bela-e-a-Fera Saiba como 'A Pequena Sereia' mudou a história de 'A Bela e a Fera' na Disney

Depois do sucesso inesperado de A Pequena Sereia no final dos anos 80, a produção de A Bela e a Fera mudou a abordagem do filme. Em 1989, a Era da Renascença da Disney começava com o conto de Ariel, uma sereia que sonha em conhecer a superfície terrestre e acaba se apaixonando por um príncipe humano, pelo qual faz um acordo mágico com Úrsula, a bruxa do mar. A animação acabou revitalizando a situação financeira da empresa, que vinha em um período de poucos sucessos.

A Pequena Sereia é o filme que deu início ao renascimento da Disney, um período em que os principais sucessos do estúdio foram lançados em sequência. Dirigido e escrito por Ron Clements e John Musker, com Alan Menken e Ashman escrevendo e compondo as músicas, o filme foi creditado por trazer a Disney Animation para uma nova era. Por isso, muitos dos projetos seguintes foram influenciados por ele, começando pela que estava em produção na época de seu lançamento.

Em uma recente entrevista com o The Hollywood Reporter, os diretores de A Bela e a Fera, Gary Trousdale e Kirk Wise, junto com os então presidentes da Disney Animation, Peter Schneider e Bill Lauch, contaram como aconteceu o desenvolvimento do filme que acabou sendo a primeira animação a ser indicada a um Oscar de Melhor Filme, e como o longa de 1989 causou mudanças no seu desenvolvimento.

A história é que Walt Disney tentou fazer A Bela e a Fera nos anos 50, e eles trabalharam na história, mas não conseguiram fazê-la funcionar, então a arquivaram”, disse Trousdale. “Estava em algum lugar no porão do estúdio há muito tempo”.

Contratamos Richard Purdum para fazer A Bela e a Fera e mandamos Don Hahn com ele para Londres”, continuou Schneider. “Quando eles voltaram, alguns meses depois, e nos mostraram os primeiros 20 minutos, percebemos que tínhamos um problema”.

Acho que eles acharam que era muito lento e chato e nada divertido. Não era nem um musical naquele momento. Isso foi logo após o enorme sucesso de A Pequena Sereia. O pessoal da Disney olhou para o filme e disse: ‘Por que não estamos fazendo mais disso?’”, Wise e Lauch completaram.

O sucesso da história de Ariel mudou todo o planejamento que a Disney tinha com seus próximos projetos e renovou a forma de fazer animação da época, além de ter ajudado a volta da popularização dos musicais.

A Pequena Sereia e A Bela e a Fera estão disponíveis no Disney+.

Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos dos streamings da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus

Atualizado em 25/03/2022


Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.