Faltando apenas alguns meses para a estreia do quinto filme nas telonas, a franquia Indiana Jones tem uma longa história de criação antes de chegar aos fãs. Lançado pela primeira vez em 1981 com Os Caçadores da Arca Perdida, a série de longas acompanha o arqueólogo vivido pelo astro Harrison Ford enquanto ele luta contra inimigos em busca de uma relíquia especial. Originalmente concebido por George Lucas, a maioria das produções tiveram Steven Spielberg como diretor.
Como George Lucas criou Indiana Jones?
Como um jovem crescendo em Modesto, Califórnia, Lucas era fascinado com as aventuras oferecidas pelos seriados de sábado à tarde. Inspirado por essas jóias cinematográficas, o futuro cineasta começou a criar a ideia de seu próprio herói, que acabaria assumindo a forma de um professor universitário e arqueólogo que enfrenta inimigos implacáveis.
“Praticamente toda estrela de cinema dos anos 30 tem um filme como este, seja Alan Ladd ou Clark Gable ou quem quer que seja – interpretando um mercenário em uma jaqueta de couro e aquele tipo de chapéu”, o cineasta contou ao New York Times em 1981. “Esse é um dos meus períodos favoritos, mas foi mais o personagem que procurávamos do que o período, embora obviamente ambos estejam enraizados no mesmo terreno”.
Como Spielberg entrou no projeto?
Antes de chamar Spielberg para encabeçar o primeiro filme da franquia, Lucas falou com Philip Kaufman, que trabalhou na ideia antes de abandonar a produção para desenvolver o roteiro de Josey Wales, o Fora da Lei, com Clint Eastwood. Depois disso, o criador do arqueólogo engavetou a ideia de Indiana Jones para trabalhar em Star Wars.
Alguns anos mais tarde, tanto Lucas quanto Spielberg viraram nomes aclamados do cinema e se tornaram amigos. Durante uma viagem dos dois ao Havaí, o fundador da Lucasfilm começou a falar sobre a história que ele sonhava em fazer, dizendo que a ideia era ruim e chamando-a de filme B. No entanto, quando o diretor de Tubarão ouviu a concepção, ele imediatamente aceitou comandar a produção.
Os dois então recrutaram Lawrence Kasdan como roteirista por indicação de Spielberg e uma das franquias mais icônicas do cinema começou a ser desenvolvida.
Todos os filmes de Indiana Jones estão disponíveis no Disney+ e O Chamado do Destino chega aos cinemas no dia 29 de junho de 2023.
Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos dos streamings da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus
Indiana Jones tnicialmente seria feito por Tom Selleck que estaria ocupado com as gravações de “Magnum P.I.” (“Magnum” no Brasil) e Steven Spielberg sonhava fazer um filme da franquia 007-James Bond Steven Spielberg estava em clima de 007, ele queria muito criar um James Bond, e assim foi visitar George Lucas, que acabou conversando com ele sobre a sua própria ideia, chamada de “As aventuras de Indiana Smith”, e disse ao amigo que era melhor que James Bond. No fim das contas Spielberg acabou se interessando, só que não gostou do nome, e disse para trocar Smith por Jones, e imediatamente foi feito. Indy tem semelhanças com 007 que ambos eram espiões. Bond um espião a Serviço do MI6 e combate terroristas seja de Ernest Stavro Blofeld a Diego de La Vega/Zorro , Tao Sun Moon/Gustav Graves ,Francisco Scaramanga, Auric Goldfingher,Elliot Craver já Indy foi um espião quando era jovem e durante a l e a ll Guerra e encarou ninguem menos que o terrivel Adolf Hitler inclusive cara a cara , só que Indy é um caçador de tesouros e antiguidades raras , o que lembra muito Tio Patinhas que embora seja um multimilionário do universo de Patópolis , mas Patinhas McDuck é um tipo de arqueólogo e caçador de antiguidades raras como Indiana Jones