A série Ahsoka revela o que a ex-Jedi tem feito desde que a vimos pela última vez em O Livro de Boba Fett, spin-of de The Mandalorian, mas a produção do Disney+ também se desenrola como uma sequência direta de Star Wars Rebels, trazendo personagens como Hera Syndulla (Mary Elizabeth Winstead), Sabine Wren (Natasha Liu Bordizzo), Huyang (David Tennant) e o droide astromecânico Chopper.
Ahsoka Tano (Rosario Dawson) é o nome de Star Wars do momento, mas o que muitos não sabem é que esse nome tem um significado oculto interessante que descreve bem a personagem.
O nome “Ahsoka” tem raízes no sânscrito, uma língua antiga da Índia. Em sânscrito, “Ahsoka” ou “Ashoka” significa “sem tristeza”. Esse é também o nome de um dos maiores imperadores da Índia, Ashoka, o Grande, que governou grande parte do subcontinente indiano no terceiro século antes de Cristo.
Após uma guerra sangrenta que deixou milhares de mortos, Ashoka se converteu ao budismo e tornou-se um governante benevolente e justo, empenhado em promover a paz, tolerância e bem-estar.
A vida do Rei Ashoka como um líder de guerra que se tornou um defensor da paz não está muito distante dos papéis duplos da Ordem Jedi como generais e pacificadores no estilo de monges, e, uma vez que Ahsoka Tano deixou a Ordem para trás e se tornou uma renegada que se dedica a proteger a galáxia contra opressores, ela se encaixa melhor nesse perfil do que a maioria.
Ahsoka não foi o primeiro nome da personagem
Curiosamente, o nome original de Ahsoka seria Ashla, mas esse também era o nome de George Lucas para o lado luminoso da Força nos primeiros rascunhos do filme original Guerra nas Estrelas (1977), posteriormente renomeado para Episódio IV – Uma Nova Esperança. Como explicado pela revista TIME, após o nome ser atribuído a um conceito, a Togruta finalmente teve seu nome trocado para Ahsoka.
Henry Gilroy, roteirista de Star Wars: Clone Wars, confirmou que a mudança foi diretamente inspirada no governante histórico e que ele foi quem acabou criando o nome final de Ahsoka.
“Quando nos reunimos com George para discutir a bíblia da série, ele mudou a aprendiz de Anakin de ‘Ashla’ para ‘Ashoka’, em referência ao Imperador Indiano da Dinastia Maurya. Eu depois ajustei para Ahsoka para torná-la única“, Gilroy escreveu no Twitter em 2018.
Novos episódios de Ahsoka chegam ao Disney+ às terças-feiras, sempre às 22:00.