Algo que surpreendeu em Eternos foi a facilidade com o que o filme simplesmente matou alguns de seus principais personagens. O Universo Cinematográfico da Marvel levou anos para eliminar seus primeiros protagonistas, como foi o caso do Homem de Ferro, Viúva Negra e Loki. A perda de Tony ainda tem seus impactos no futuro da Marvel, principalmente na franquia do Homem-Aranha, afinal, Stark era o mentor de Peter.
Atenção! O texto a seguir contém spoilers de Eternos.
Ao final de Eternos, depois de já termos nos despedido de Gilgamesh, vemos o vilão revelado no filme enfrentar seu destino. Diferente do que imaginávamos, os Deviantes não eram os únicos antagonistas do longa e Ikaris conseguiu se mostrar um verdadeiro traidor. Mesmo ao final, quando ele alcança sua redenção, o personagem também encontra um trágico destino.
Como vimos, o plano do Celestial Arishem era causar a destruição do planeta, de forma que o um novo Celestial, Tiamut, pudesse ser criado. Após 7000 anos vivendo na Terra, boa parte dos Eternos estabeleceu vínculos com os humanos, algo forte o suficiente para que o grupo não quisesse matar todos que vivem por aqui. Sersi, por exemplo, criou um vínculo amoroso com Dane Whitman, o futuro Cavaleiro Negro do MCU, e também alguém que seria destruído caso o plano de Arishem desse certo.
O fim de Ikaris pegou a todos de surpresa e muitos chegaram a apontar a possibilidade dele retornar em algum momento, afinal, ninguém realmente morre no MCU. Infelizmente, parece que Richard Madden realmente se despediu do personagem. Em uma entrevista ao CBR, o roteirista Kaz Firpo comentou que o filme foi o fim de Ikaris:
“Qual é o ponto final de um Eterno? Quanto tempo leva para um Eterno literalmente derreter? Sempre foi assim, ele simplesmente não consegue lidar com o que fez com sua família e olhar para eles depois do que fez. Eu não acho que Ikaris acredite que está errado, eu acho que ele simplesmente se arrepende. Ele sente muito pela maneira como viveu toda a sua vida neste planeta, e isso é um fardo para carregar.”
Ele ainda comentou:
“É realmente um momento de dizer, ‘É sacrifício’. É como dizer: ‘Não posso servir aos Eternos. Se não posso servir aos Celestiais e não posso estar com minha família, então escolho esta terceira opção’, que – para ele – realmente é esquecimento. Então, sim, ele está morto.”
Eternos está em exibição nos cinemas e chegará em breve ao Disney+.
Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos dos streamings da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus
Sérião que a Marvel se livrou de apenas um dos principais Eternos já em seu primeiro filme?!