Em uma era em que a Inteligência Artificial permeia cada vez mais a vida cotidiana, o diretor Gareth Edwards, conhecido por seu trabalho em Rogue One: Uma História Star Wars, retorna com a próxima aventura de ficção científica, Resistência. Este filme apresenta John David Washington como protagonista, envolvido em uma guerra pós-apocalíptica contra um exército de IA.
À medida que o mundo moderno enfrenta crescentes preocupações sobre o papel da Inteligência Artificial, o filme chega em um momento perfeito para explorar suas ansiedades, tendo gerado entusiasmo na CinemaCon no início deste ano. Com o lançamento de um novo trailer, os fãs ansiosos podem vislumbrar um futuro distópico em que a humanidade enfrenta as máquinas, pouco antes da estreia do filme em setembro deste ano.
Qual é a história de Resistência?
Em Resistência, Washington interpreta Joshua, um ex-agente das forças especiais lidando com o repentino desaparecimento de sua esposa, interpretada por Gemma Chan (Crazy Rich Asians), em meio a um conflito brutal entre humanos e Inteligência Artificial.
A sinopse oficial revela que Joshua é “recrutado para caçar e matar o Criador, o cérebro elusivo por trás da IA avançada, que desenvolveu uma misteriosa arma capaz de acabar com a guerra… e a própria humanidade.” Enquanto Joshua e sua equipe lutam pela sobrevivência da humanidade, eles precisam adentrar o território inimigo, apenas para descobrir que a arma do juízo final que perseguem tem a forma de uma criança.
Comparações com O Exterminador do Futuro
Desde que foi anunciado, o filme Resistência tem sido comparado à franquia O Exterminador do Futuro, com muitos chamando o longa de uma espécie de continuação perdida dos filmes estrelados por Arnold Schwarzenegger.
O lançamento da 20th Century Studios questiona filosoficamente a relação entre humanos e máquinas, enquanto apresenta um conflito inédito quando o protagonista decide proteger a criança cibernética que deveria eliminar, colocando-se contra os dois lados da guerra.
Com uma combinação de elementos emocionais, efeitos visuais impressionantes e ação envolvente, a produção promete ser o confronto definitivo com as máquinas que a franquia criada por James Cameron sempre buscou.
Elenco e equipe de Resistência
O elenco de Resistência inclui não apenas Washington e Chan, mas também Ken Watanabe e Sturgill Simpson (originalmente escalados para serem interpretados por Benedict Wong e Danny McBride, respectivamente, mas ambos desistiram do projeto posteriormente).
Além disso, Allison Janney e Madeleine Yuna Voyles contribuem para o conjunto de atores. Por trás das câmeras, Greig Fraser e Oren Soffer atuam como diretores de fotografia do filme, sendo que Fraser já colaborou com Edwards em Rogue One. O diretor escreveu o roteiro com Chris Weitz (conhecido por About a Boy).
Kiri Hart, Arnon Milchan e Jim Spencer são creditados como produtores, enquanto Yariv Milchan, Natalie Lehman e Michael Schaefer assumem os papéis de produtores executivos, juntamente com Nick Meyer e Zev Foreman.
Com estreia exclusiva nos cinemas marcada para 28 de setembro de 2023, Resistência promete atrair o público para experimentar as renomadas imagens cinematográficas de Edwards, com um lançamento adicional em formato IMAX. Como o filme será distribuído pela 20th Century Studios, é provável que seja lançado posteriormente no streaming pela plataforma Star+.