A Disney confirmou que o filme da 20th Century Studios, Resistência, será lançado no Star+ no Brasil em 20 de dezembro de 2023, a mesma data em que estará disponível nos Estados Unidos. A página do filme foi publicada na tarde desta quarta-feira (13) no Star+, confirmando não apenas o dia da estreia, mas também a classificação indicativa de 14 anos e a disponibilidade dos recursos de Audiodescrição e Closed Caption.
A história de Resistência
Dirigido e escrito por Gareth Edwards, conhecido por seu trabalho em Rogue One: Uma História Star Wars, Resistência é um thriller de ação e ficção científica ambientado em uma guerra futurista entre a humanidade e forças de inteligência artificial.
O filme traz Joshua (John David Washington), um ex-agente das forças especiais, que, após o luto pelo desaparecimento de sua esposa (Gemma Chan), é recrutado para caçar e matar o Criador, um arquiteto de Inteligencia Artificial que desenvolveu uma arma misteriosa capaz de encerrar a guerra… e com ela, a própria humanidade.
Joshua e sua equipe de agentes de elite cruzam as fronteiras inimigas e se infiltram no âmago do território ocupado por IA, mas acabam descobrindo que a arma destruidora de mundos que foram instruídos a destruir é uma IA em forma de criança (Madeleine Yuma Voyles).
Um conflito entre humanos e máquinas
Resistência explora a relação filosófica entre humanos e máquinas, apresentando um dilema ético inédito quando Joshua decide proteger a criança cibernética que deveria eliminar, confrontando ambos os lados da guerra.
Easter eggs de Rogue One
Lançado nos cinemas em setembro, Resistência arrecadou US$ 104 milhões em bilheterias com um orçamento estimado de US$ 80 milhões. A estreia do filme por streaming é uma boa oportunidade para os espectadores aceitarem o desafio proposto do diretor Gareth Edwards, que incentivou os fãs de Star Wars a encontrar easter eggs de Rogue One em Resistência, incluindo uma referência ao droide K-2SO e ao planeta Scarif, localizado nos Territórios da Orla Exterior.
“Temos um easter egg do K-2SO no filme“, ele disse em outubro. “Mas você sabe, você vai ter que encontrar esse por conta própria. Ele está lá. Eu posso circulá-lo se precisar […] A propósito, eu não coloquei Scarif lá. A equipe que fez os efeitos visuais o colocou como uma piada quando o apresentaram – e então eu disse: ‘Ah, você pode deixar no filme. Isso é legal’.”
Influência de Star Wars em Resistência
Em um vídeo promocional de Resistência, Edwards falou sobre como sua experiência em Star Wars influenciou seu novo projeto.
“Eu acho que o que torna Star Wars tão interessante do ponto de vista de construção de mundo é que o George Lucas pegava o passado antigo, pegava mitologia, espiritualidade, religião, coisas de muito tempo atrás, e misturava com o futuro”, destacou o cineasta. “E essas duas ideias contrastantes sempre ficaram na minha cabeça e eu acho que isso faz mundos muito interessantes. E em Resistência nós levamos isso ao extremo”.
Resistência chega ao Star+ em 20 de dezembro de 2023. Vale lembrar que essa plataforma de streaming será encerrada em 2024 e seus filmes e séries serão migrados para o Disney+.