Red: Crescer é uma Fera | Por que a avó de Mei acredita que o número 4 dá azar?


Wu-Red-Crescer-e-uma-Fera Red: Crescer é uma Fera | Por que a avó de Mei acredita que o número 4 dá azar?

Em Red: Crescer é uma Fera, a avó de Mei, Wu, não gosta do número 4, algo que está relacionado a uma superstição chinesa. A animação, lançada na última sexta-feira, no Disney+, segue Mei Lee, uma garota de 13 anos que lida com todos os problemas típicos de uma adolescente, como ansiedade, puberdade e conflitos com a mãe. Mas ela também precisa enfrentar os desafios de se transformar em um panda vermelho gigante toda vez que fica nervosa. 

Quando a avó de Mei, Wu, descobre que a maldição do panda vermelho chegou na vida da menina, ela vem de longe para ajudá-la com um ritual. Durante o enredo, ela menciona seu desgosto pelo número 4 diversas vezes e, embora o motivo nunca seja explicado no filme, da mesma forma que muitos outros elementos de Red, a crença vem da cultura chinesa. 

O número é considerado azarado porque as palavras chinesas para “quatro” e “morte” soam muito parecidas. A palavra para “quatro” em chinês é “四”, que se pronuncia “Sì”. Já a palavra para “morte” ou “morrer” é “死”, que se pronuncia “Sǐ”. 

Da mesma forma como o número 13 é tratado em países ocidentais, a superstição com o 4 é mantida em várias culturas do leste asiático além da China, como as da Coreia, Japão e Taiwan. Por isso, algumas práticas culturais chinesas envolvem evitar este número. Por exemplo, alguns edifícios chineses podem não ter o quarto andar, assim como motoristas evitam números de placas de carro que terminam em quatro.

Em Red, Mei e suas amigas são muito fãs de uma boyband fictícia chamada 4★Town. A mãe da protagonista já não aprova o grupo por sua atitude e performances provocantes, mas a avó tem um motivo mais dogmático: a presença do número 4 em seu nome e produtos. Dessa forma, o fato de seu panda ter ficado preso em um colar da banda preferida de sua neta no final da trama a faz ter uma relação ainda mais pessoas com o número.

Red: Crescer é uma Fera está disponível no Disney+.

Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos dos streamings da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus

Atualizado em 18/03/2022


Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.