Quem é Rosalina, personagem de ‘Romeu e Julieta’ no filme do Star+

Rosalina-Romeu-e-Julieta-Star-Plus Quem é Rosalina, personagem de 'Romeu e Julieta' no filme do Star+

Toda história de amor, mesmo a mais famosa de todos os tempos, esconde detalhes que poucos conhecem, e a prova disso chega ao Star+ em 14 de outubro com Rosalina, novo filme da 20th Century Studios que, com um tom moderno e cômico, reverte a clássica história Romeu e Julieta de William Shakespeare, focando em uma personagem pouco mencionada na história original.

A nova comédia romântica é narrada a partir da perspectiva de Rosalina (Kaitlyn Dever), a namorada que Romeu (Kyle Allen) deixa quando conhece Julieta (Isabela Merced). Desconsolada e de coração partido, Rosalina elabora um plano para frustrar o famoso romance e reconquistar seu homem.

Romeu e Julieta… e Rosalina

Quem é Rosalina e onde ela aparece na história de Shakespeare? Como isso influenciou a história de amor entre Romeu e Julieta? O que é revelado sobre ela no novo filme que leva seu nome? Na contagem regressiva para a estreia de Rosalina, saiba tudo sobre a desconhecida ex-namorada, que também é prima de Julieta, e que em breve dará muito o que falar.

Não há dúvida de que poucos se lembram de Rosalina, ex-namorada de Romeu. Em Romeu e Julieta, Rosalina é um recurso narrativo que cumpre a função de justificar a presença de Romeu Montague na festa dos Capuleto, inimigos históricos de sua família.

Rosalina-StarPlus Quem é Rosalina, personagem de 'Romeu e Julieta' no filme do Star+

No início da história, Romeu está apaixonado por Rosalina, sobrinha do Sr. Capuleto. Ele nunca falou com ela, mas a admira de longe e vai ao baile de máscaras na esperança de vê-la. Lá, ela também quer confessar seu amor por ele, mas antes que ela possa, Romeu conhece Julieta… e o resto é história.

Essa reviravolta é o pontapé inicial do novo filme. “A história começa depois que Rosalina não consegue responder a Romeu que também o ama. Essa rejeição é o impulso que leva Romeu a conhecer Julieta. Nós não o inventamos. Estaì no texto original de Shakespeare. É o que o faz conhecer Juliet. E uma vez que ele a conhece, Rosalina nunca mais é mencionada. Achamos que seria muito interessante explorar o que Rosalina pensa sobre isso“, diz Scott Neustadter , roteirista de Rosalina junto com Michael H. Weber.

Rosalina sente e pensa muitas coisas sobre o desentendimento com Romeu e o súbito fascínio de seu amante por Julieta. Seu desgosto a leva a embarcar em uma missão para separar os novos amantes e recuperar Romeu. O resultado é uma comédia repleta de personagens engraçados, situações malucas e reviravoltas cômicas que funciona como um contraponto à tragédia de Romeu e Julieta que o mundo conhece.

Questionando o status quo

image-9 Quem é Rosalina, personagem de 'Romeu e Julieta' no filme do Star+

A mudança de perspectiva dos acontecimentos também permitiu que os cineastas mergulhassem na personagem de Rosalina para revelar um conjunto de qualidades mais típicas das mulheres do século XXI. Descreve Weber: “Ela é inteligente, tem opinião, é intensamente independente. Mas ela também é romântica e quer se casar por amor. Ele não quer um casamento arranjado entre duas famílias. Ela quer se encher de aventuras e descobertas, e não se limitar ao papel que a sociedade lhe atribui”.

Como aponta o roteirista, o caráter forte e determinado de Rosalina moderniza a história, conseguindo uma atraente combinação entre os elementos clássicos da história – como sua ambientação na era renascentista, em Verona – e os temas modernos que são explorados ao longo da história da personagem central.

Rosalina é feminista

A atriz Kaitlyn Dever, que interpreta Rosalina, concorda: “Ela é uma feminista. Basicamente, ela rejeita todas as restrições de gênero da época que a afetam. Ele tem pensamento progressista. Ele é uma pessoa comprometida que quer viajar, ter uma carreira, quer paixão e aventura. Acho que ela desafia o mundo patriarcal ao seu redor ao se recusar a aceitar um casamento arranjado. Ela continua expressando o que quer fazer e lutando por seus ideais .

Karen Maine, a diretora do filme, também foi atraída por esses traços da personagem principal e pela abordagem da clássica história de Shakespeare a partir de uma perspectiva feminina. A esse respeito, ela conclui: “Sinto-me atraída por narrativas sobre mulheres que são apresentadas de uma maneira que parece real e autêntica. Para mim é muito importante mostrar mulheres complexas e reais na tela“.

Trailer de Rosalina

https://www.youtube.com/watch?v=RxpGuYEcJi4

Rosalina estreia dia 14 de outubro exclusivamente no Star+.

Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos dos streamings da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus

Fonte: Disney

Foto do autor

Leo Carvalho

Leo Carvalho, jornalista de formação e nerd de coração, é um observador atento das tendências do entretenimento, em especial filmes e séries da Marvel e Star Wars. Sua formação acadêmica em jornalismo e entusiasmo de fã lhe permitem escrever textos com insights, análises detalhadas e olhar crítico.

Deixe um comentário