Quem é James Caverly, o Theo de Only Murders in The Building? Ele é realmente surdo?


James-Caverly-Only-Murders-in-the-Building-1024x576 Quem é James Caverly, o Theo de Only Murders in The Building? Ele é realmente surdo?

No mundo dos filmes e séries, um bom mistério de assassinato tende a ter suspeitos tão intrigantes quanto o próprio crime. No caso de Only Murders in the Building, a série exclusiva do Star+ consegue dar aos espectadores uma visão particular dos principais personagens e seu envolvimento na investigação.

O sétimo episódio, intitulado “O Garoto do Apartamento 6B“, é centrado em um personagem pouco visto nos capítulos anteriores da série. Theo é o filho de Teddy Dimas (Nathan Lane), o patrocinador do podcast de Mabel, Oliver e Charles. Desde que Teddy se tornou um dos suspeitos do assassinato de Tim Kono, sua vida e a de seu filho se tornaram o foco da investigação. No episódio em questão, vimos um flashback com Theo e seu envolvimento nas mortes de Tim Kono e Zoe, a amiga de Mabel, anos atrás.

O interessante neste episódio é que, além de aprendemos sobre a morte dos dois personagens, somos apresentados ao mundo sob a perspectiva de Theo. Theo não é apenas um suspeito, ele também é surdo. Para dar ao espectador uma ideia do seu dia-a-dia, o capítulo todo é silencioso. Além disso, o episódio enfatiza a leitura labial em complemento à Língua de Sinais Americana (ASL), mostrando como aqueles que têm deficiência auditiva costumam se comunicar. Importante mencionar que essa língua não é universal. Assim como a Libras (Língua Brasileira de Sinais) e a ASL, existem outras centenas de línguas de sinais no mundo.

Selena-Gomez-e-James-Caverly Quem é James Caverly, o Theo de Only Murders in The Building? Ele é realmente surdo?
Selena Gomez e James Caverly no set de Only Murders in the Building

Quem é James Caverly

Theo é interpretado por James Caverly, que também é surdo na vida real. De acordo com a fimografia do ator no IMDb, Only Murders in the Building é seu primeiro trabalho importante no mundo das telas. Além da série do Star+, o ator participou do filme A Bennett Song Holiday, sem tradução oficial para o português, e apareceu em dois episódios de Chicago Med: Atendimento de Emergência, disponível no Globoplay. Seu currículo nos palcos é bem mais extenso e inclui não apenas atuações, mas trabalhos como diretor e escritor. Confira a biografia a seguir.

James Caverly nasceu e cresceu em Royal Oak, Michigan, uma pequena cidade com 59 mil habitantes. Ele se formou em Artes Teatrais pela Universidade Gallaudet em 2011. Logo após se formar, ele ingressou no National Theatre of the Deaf (Teatro Nacional de Surdos) por dois anos: dirigiu The McWilliamses e atuou em várias peças, incluindo Journey of Identity (interpretando o personagem Laurent Clerc) e A Child’s Christmas in Wales (interpretando o personagem Dylan Thomas).


10 Curiosidades sobre Only Murders in the Building que você não sabia
Only Murders in the Building: Um apartamento no Ed. Arconia custa bem mais do que você imagina


Desde então, dirigiu várias peças e atuou no palco e no cinema. Ele dirigiu Romeu e Julieta, de William Shakespeare, em linguagem de sinais americana e inglês falado para o Community College of Baltimore County Community Theatre. Ele também interpretou o personagem principal, Billy, em três diferentes produções de Tribos, de Nina Raine (SpeakEasy Stage Company, Studio Theatre, Berkeley Repertory Theatre), e foi indicado ao prêmio Helen Hayes (uma das mais prestigiadas homenagens culturais do país) por suas apresentações no Studio Theatre.

Em 2018, ele foi o substituto do personagem Orin para a produção do Studio 54 (Broadway) de Children of a Lesser God, de Mark Medoff. Além da participação em Chicago Med: Atendimento de Emergência na 4ª temporada, ele também escreveu uma curta peça, Civil Engagement, que foi aceita para uma produção de 2019 no Deaf Spotlight’s Short Play Festival (Festival de Curtas de Surdos Spotlight), em Seattle, Washington.

A visão de James Cavery sobre a representação

Caverly vê um problema com a maioria das representações de surdos no palco e na tela: “Que eles [os surdos] são o problema, são o problema na história que precisa ser consertado e, francamente, não estou sentindo que essa é a lente que o mundo precisa ver.

Sobre Only Murders in the Building

Only Murders In The Building acompanha a história de três desconhecidos que compartilham uma obsessão por crimes e, de repente, se veem envolvidos em um quando investigam a misteriosa morte de um vizinho no prédio em que moram em Nova York.

Além de Selena Gomez e James Caverly, a produção conta com Martin Short, Steve Martin, Amy Ryan e Aaron Dominguez.

Only Murders in the Building está disponível no Star+.

Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos dos streamings da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus

Via James Caverly

Atualizado em 09/10/2021


Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.