Baylan Skoll tem sido um dos personagens mais intrigantes de Ahsoka desde o início, mas sua missão fica um pouco mais clara no episódio mais recente da série, intitulado “Muito, Muito Distante”. Explicando a Shin Hati que, após a Ordem 66, ele chegou à conclusão de que os Jedi estavam sempre destinados a perder, ele expressa o desejo de ir além do ciclo inevitável de violência da Galáxia e do surgimento e queda de entidades como seus antigos aliados e o Império. Ele diz a Shin Hati que a treinou para ser algo mais do que uma Jedi, mas agora que sabemos que ele não compartilha uma história com Thrawn, o que exatamente o ex-general quer?
É difícil dizer agora, mas descobrimos que parece haver uma rara fonte de poder em Peridea chamando por ele. Com isso, parece que Skoll pode remodelar a Galáxia como quiser, e há toda chance de que ele seja uma ameaça maior do que o próprio Almirante.
Para os que estão familiarizados com a trilogia literária de Timothy Zahn, há um forte sentimento de que Baylan Skoll está trilhando o caminho de Rukh, o guarda-costas de Thrawn que acabou o matando nos romances.
Por enquanto, tanto Baylan quanto Shin receberam a tarefa de matar Sabine Wren e Ezra Bridger, com Thrawn deixando claro para Morgan Elsbeth que não tem escrúpulos em eliminá-los ou simplesmente deixá-los para trás em uma antiga Galáxia que antes era considerada um mito.
O que é realmente uma pena é que, independentemente dos desdobramentos dos próximos episódios, não veremos Baylan novamente interpretado por Ray Stevenson, pois o ator faleceu em maio deste ano, 4 dias antes de completar 59 anos e 3 meses da estreia de Ahsoka no Disney+.
Quem é Enoch?
Em outra parte do episódio, fica praticamente confirmado que Sabine é uma Jedi (mesmo que ainda não tenha dominado completamente a Força), enquanto o novo aliado de Thrawn – Capitão Enoch – já está gerando discussão entre os fãs online.
Interpretado pelo ator Wes Chatham, ele está vestido com a armadura de Stormtrooper, mas tem uma máscara facial dourada, sugerindo que ele é mais do que apenas um soldado comum que subiu na hierarquia. Alguns acreditam que poderia ser o Eli Vanto dos romances de Star Wars de Timothy Zahn, enquanto outras sugestões variam de ele ser um clone a outro membro dos Chiss.
Se o povo de Thrawn de alguma forma desempenhar um papel nesta história, eles podem muito bem ser o que está dentro daqueles casulos. Nas páginas, existem Chiss com poderes de navegação semelhantes aos dos Jedi e até mesmo apenas um exército de seres com a mesma habilidade do Grande Almirante.
Embora seja improvável que tenham sido encontrados em Peridea, não podemos descartar a possibilidade de que tenham sido escondidos a bordo do Chimaera o tempo todo. Com apenas dois episódios restantes, não está claro quando ou onde os muitos anos que Thrawn passou no exílio serão explorados.
Voltando a Enoch, no entanto, ele é claramente o novo Marrok quando se trata de teorias malucas dos fãs. No entanto, uma coisa que este episódio parece deixar claro é que o exército de velhos Stormtroopers de Thrawn não é exatamente o que parece. Será que eles também são soldados zumbificados forçados a fazer a vontade do vilão pelas Grandes Mães?
Ahsoka tem mais dois episódios pela frente, que serão lançados às 22:00 de 26/09 e 03/10.