Primos | Disney revela trailer da polêmica série animada

Primos-Disney Primos | Disney revela trailer da polêmica série animada

A Disney lançou o trailer de sua nova série animada, Primos, inspirada nas experiências de infância de Natasha Kline, indicada ao Emmy por seu trabalho em Os Vizinhos Green. A série explora a vida em uma extensa e diversificada família mexicano-americana no sul da Califórnia e a convivência entre eles.

Primos segue a história de Tater Ramirez Humphrey, uma garota excêntrica e cheia de sonhos ambiciosos para o verão. Seus planos, no entanto, sofrem uma reviravolta inesperada quando sua família decide convidar seus 12 primos para passar o verão com eles, desencadeando uma série de surpresas e aventuras inesquecíveis.

A série conta com Myrna Velasco como a voz de Tater; Melissa Villaseñor como a irmã mais nova de Tater, Nellie Ramirez Humphrey; Michelle Ortiz como Bibi Ramirez Humphrey, a mãe de Tater; e Jim Conroy como Bud Humphrey, o pai de Tater.

Confira o trailer de Primos:

Além do elenco principal, a série também inclui Angélica María como a avó de Tater, Buela; Liza Koshy como Serena, amiga de Tater; e os primos Becca Q. Co (Lotlot), Cristina Valenzuela (Tere e Toñita), Elizabeth Grullón (Lita), Jonathan Melo (Scooter), Sarah Tubert (Cookita), Natasha Kline (Gordita e ChaCha), Nomi Ruiz (Tabi), Rick Simon (Big Nacho e Cousin Bud) e Ryan Anderson Lopez (Nachito).

Repercussões antes da estreia

Mesmo antes de sua estreia, Primos já se viu no centro de controvérsias. Em junho do ano passado, a Disney retirou postagens nas redes sociais que incluíam a abertura e outros materiais promocionais da série, após enfrentar acusações de perpetuar estereótipos latinos.

Um vídeo oficial no YouTube, que foi posteriormente deletado, recebeu mais de 25 mil avaliações negativas contra apenas 2,3 mil positivas. Críticos nas redes sociais acusaram Primos de falta de autenticidade na representação latina, apontando problemas como gramática incorreta, estereótipos, racismo e o uso de um nome de personagem considerado inapropriado.

Myrna Velasco, que dubla a protagonista, Tater Ramirez Humphrey, respondeu a uma das críticas recebidas no Instagram.

Seria legal revisar isso”, disse um comentário na postagem. “‘Oye primos’ está muito errado, seria ‘oigan primos’ ou ‘oye primo’, sem o ‘s’. Gringos de novo”.

Seu comentário é muito rude para a disseminação de latinos americanos”, Velasco respondeu em um comentário que já não está mais disponível. “Essa é a razão pela qual nós sentimos vergonha de falar nossa língua-mãe e continuar a tradição latina. Já é suficiente que somos discriminados e nos sentimos menores no país que moramos por causa dos costumes e tradições de nossas raízes latina. Mas não é só um problema dos americanos”.

A língua é fluida e transitória dependendo de onde vive e de quem você aprende”, continuou a atriz de voz. “Nem eu, nem os escritores e nem os criadores deste lindo programa temos que provar nossa latinidade para você e nenhum outro ‘professor’ de gramática na internet. Você pode não assistir ao programa, mas se você for rude eu vou chamar a sua atenção”.

Primos está programada para estrear em 25 de julho de 2024 nos canais Disney Channel/Disney XD nos Estados Unidos, e estará disponível no dia seguinte, 26 de julho, no Disney+, também nos Estados Unidos. Até o momento, não há informações sobre a data de lançamento no Brasil.

Foto do autor

Luiz Junqueira

Luiz Junqueira é engenheiro da computação e escreve sobre entretenimento há mais de 12 anos, com um olhar analítico sobre filmes, séries e quadrinhos. Combina sua formação técnica com uma grande paixão pelo universo da cultura pop, se dedicando a trazer para os leitores artigos informativos e precisos.

Deixe um comentário