Por que os vencedores do Super Bowl sempre vão para a Disney?

Disney-e-NFL Por que os vencedores do Super Bowl sempre vão para a Disney?

Na cultura esportiva dos norte-americanos, poucas tradições são tão emblemáticas quanto a declaração pós-vitória do Super Bowl: “Estou indo para a Disney World!“. Mas de onde surgiu essa tradição? Por que os atletas famosos realmente celebram vitórias no campeonato nos parques temáticos da Disney? E quem já celebrou com Mickey Mouse ao longo dos anos?

O Início de uma Tradição

Tudo começou em janeiro de 1987, quando o então CEO da Disney, Michael Eisner, e sua esposa, Jane Breckenridge, realizaram um jantar na Disneyland para promover a abertura da nova atração Star Tours do parque. Entre os convidados estavam os aviadores Dick Rutan e Jeana Yeager, que haviam pilotado recentemente a primeira aeronave (Voyager) a voar sem parar ao redor do mundo com um único tanque de combustível.

De acordo com Michael Eisner, sua esposa perguntou aos pilotos o que eles planejavam fazer depois de realizar “a coisa mais aventureira imaginável”. Rutan respondeu: “Bem, vamos para a Disneyland.”

Jane, percebendo o potencial publicitário dessa declaração, sugeriu a ideia a Eisner. Em poucas semanas, a Disney colocou em movimento sua agora famosa campanha “What’s next?”, para que o MVP do Super Bowl dissesse a frase icônica imediatamente após a vitória de seu time.

O primeiro atleta a dizer a frase

Duas semanas após aquele jantar, o quarterback do New York Giants, Phil Simms, liderou seu time para uma vitória sobre o Denver Broncos no Super Bowl XXI (1987) e ganhou as honras de MVP.

Ao sair do campo, uma equipe de câmeras se aproximou do quarterback vencedor e perguntou o que ele planejava fazer a seguir. “Estou indo para a Disney World!“, ele exclamou. Simms revelou mais tarde que recebeu US$ 50.000 para dizer a frase, que foi ao ar no dia seguinte no primeiro comercial da lendária campanha publicitária.

Ele e sua família também foram tratados com uma experiência de um dia inteiro no Magic Kingdom, que se tornou parte da tradição para o MVP do Super Bowl.

A tradição continua

Desde que Simms se tornou o primeiro MVP do Super Bowl a ir para a Disney em 1987, pelo menos um jogador proferiu a linha em todos os anos, exceto um, em 2005, quando não houve comercial após o Super Bowl XXXIX. Foi uma breve pausa para a campanha, que continuou todos os anos nas quase duas décadas desde então.

Os jogadores realmente vão para a Disney?

MVP-Super-Bowl-Disney-1 Por que os vencedores do Super Bowl sempre vão para a Disney?

Sim. No dia seguinte ao Super Bowl, o jogador escolhido geralmente participa de um desfile na Disneyland ou na Disney World. Uma exceção foi em 2021, quando as estrelas do Tampa Bay Buccaneers, Tom Brady e Rob Gronkowski, tiveram que abrir mão do desfile, que foi cancelado devido à pandemia.

Ainda assim, os companheiros de equipe ainda desfrutaram de um dia no Magic Kingdom com suas famílias. Um ano depois, três jogadores do Los Angeles Rams – Matthew Stafford, Aaron Donald e o MVP do Super Bowl, Cooper Kupp – desfilaram na Main Street, U.S.A., na Disneyland. No último ano, o quarterback do Kansas City Chiefs, Patrick Mahomes, desfrutou de seu segundo desfile pós-vitória.

Somente jogadores da NFL dizem isso?

MVP-Super-Bowl-Disney Por que os vencedores do Super Bowl sempre vão para a Disney?

Embora a tradição tenha começado com o MVP do Super Bowl, seu impacto cultural se estendeu muito além do futebol americano. Ao longo dos anos, estrelas da NBA como Michael Jordan, Magic Johnson e Kareem Abdul-Jabbar declararam suas intenções de ir à Disney após uma vitória importante no campeonato.

O mais recente foi o MVP das Finais da NBA de 2006, Dwyane Wade, que se juntou ao companheiro de equipe Udonis Haslem como destaques do desfile de vitória do Miami Heat na Disney World.

Em 2004, três estrelas do Boston Red Sox – Curt Schilling, Pedro Martínez e David Ortiz – fizeram uma viagem à Disney World após quebrarem a seca de títulos de 86 anos de sua equipe. Até mesmo não atletas participaram da famosa campanha publicitária.

De 2008 a 2011, o vencedor de American Idol foi presenteado com uma viagem à Disney World como parte da campanha “What’s next?”. Até mesmo o Papai Noel entrou na brincadeira no final dos anos 90.

Quem foi o último jogador a dizer a frase?

MVP-Super-Bowl-na-Disney Por que os vencedores do Super Bowl sempre vão para a Disney?

Após vencer o Super Bowl LVII em fevereiro de 2023, Mahomes declarou que estava “indo para a Disneyland” após o segundo título dos Chiefs em seus cinco anos como titular. Ironia do destino, quase exatamente uma década antes, Mahomes, aos 17 anos, postou no Twitter/X:

Aposto que deve ser incrível ser o quarterback que diz ‘Estou indo para a Disney World’ após vencer o Super Bowl.” Esse desejo se tornou realidade. A estrela dos Chiefs fez sua primeira viagem à Disney World em 2020 e depois se tornou um dos poucos jogadores a dizer isso duas vezes – juntando-se a Brady, Eli Manning, John Elway e Emmitt Smith no seleto clube de convidados especiais da Disney duas vezes após uma vitória no Super Bowl.

Atualizado em 06/02/2024

Foto do autor

Luiz Junqueira

Luiz Junqueira é engenheiro da computação e especialista em entretenimento, com um olhar analítico sobre filmes, séries e quadrinhos. Combina sua formação técnica com uma grande paixão pelo universo da cultura pop, se dedicando a trazer para os leitores artigos informativos e precisos.

Deixe um comentário