Quando Richard E. Grant foi anunciado em Loki, ninguém imaginou o sucesso que ele faria ao assumir o papel do Loki Clássico. Demorou, mas finalmente o conhecemos e agora os fãs já estão se perguntando quando o veremos novamente. Grant foi destaque no quinto episódio, que inclusive recebeu o título de Jornada ao Mistério,o nome do quadrinho onde sua versão de Loki aparece pela primeira vez. É de lá que vem o traje esvoaçante verde e amarelo que o ator usa na série e que vem fazendo tanto sucesso.
A última vez que vimos Richard em Loki foi em seu ato mais nobre como suposto antagonista de sua linha do tempo. Ele se junta a Loki e Sylvie em sua missão de deter Alioth, a fumaça roxa demoníaca que domina o Vazio. Enquanto o mais novo casal do MCU tenta encantar Alioth, o Loki de Richard usa todo o seu poder para criar distrações e o que vemos ali é um verdadeiro show de atuação.
Em um de seus últimos atos, o Loki Clássico se sacrifica e cria a distração necessária para que Sylvie conclua seu plano. O que chama a atenção, porém, é a gargalhada que ele dá antes de ser completamente devorado pela fumaça. Como vemos no momento em que ele engole um navio inteiro e o que resta são apenas destroços enferrujados, o mesmo acontece com Loki, que some e deixa apenas seu capacete no lugar. Por que então ele teria rido tão forte antes de seu desfecho?
Depois de anos vivendo no Vazio, nunca houve quem tivesse potencial o suficiente para derrotar Alioth. O plano de Sylvie parece promissor, o que dá ao Loki de Grant a inspiração para se sacrificar. Ao final, descobrimos que a personagem de Sophia Di Martino estava certa e Alioth realmente estava guardando algo maior. Ainda não sabemos onde a dimensão leva e muitos fãs apontam para a possibilidade de ser Chronopolis, a cidade controlada por Kang o Conquistador.
O plano não teria dado certo sem o sacrifício do Loki Clássico e como ele mesmo grita antes de morrer, o Propósito Glorioso é alcançado. Outro ponto mencionado por ele no episódio é o fato de todos os Lokis nascerem quebrados, egoístas e destinados a fazer o mal. No momento em que se sacrifica, ele prova a si mesmo errado. Em seu último ato, Loki comete o ato mais altruísta de todos e, para alguém que só acreditava em coisas ruins, isso é realmente um absurdo ou engraçado, dependendo do ponto de vista.
Além disso, outro fato que poderia explicar a risada vem dos quadrinhos. Enquanto o Loki de Tom Hiddleston é charmoso, o Loki clássico é realmente mau e adora espalhar maldade por aí. Sua risada maléfica seria apenas mais uma referência à sua versão original.
O sexto e último episódio da temporada 1 de Loki chega ao Disney+ na próxima quarta-feira, 14 de julho.
Mais sobre Loki
• Cena deletada traria um confronto entre Loki e o Sapo Thor
• Doutor Estranho pode aparecer no último capítulo de Loki?
• Loki pode ser o homem por trás da AVT
• Quem é o Loki presidente nos quadrinhos da Marvel?
• Loki matou um dos personagens mais queridos da série?
• Loki traz referência a um dos momentos mais marcantes de Star Wars
• O que levou a Marvel a escolher um crocodilo como Loki?
Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos do streaming da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus