Barbie é um sucesso estrondoso para a Warner Bros. e a diretora Greta Gerwig, alcançando oficialmente a marca de US$ 1 bilhão em todo o mundo no início desta semana. No entanto, nem todos os países ao redor do globo abraçaram as mensagens do filme sobre feminismo e inclusão.
Depois de enfrentar censura nas Filipinas e ser banido no Vietnã, desta vez foi o Kuwait que proibiu Barbie de forma definitiva. O presidente do comitê de censura de filmes da região, Lafi Al-Subaie, acusou o filme de carregar “ideias que encorajam comportamentos inaceitáveis e distorcem os valores da sociedade”.
O Kuwait há muito tempo está entre os países mais rigorosos quando se trata do que é liberado para exibição nos cinemas, então isso não é realmente uma surpresa. No entanto, o fato de o Líbano, que é geralmente considerado um dos países mais liberais da região em relação à comunidade LGBTQ+, também ter questionado o filme levantou algumas questões.
O ministro da Cultura, Mohammad Mortada, disse que Barbie “promove a homossexualidade” e “contradiz os valores de fé e moralidade”, ao diminuir a importância da unidade familiar.
Elenco e produção de Barbie
Da roteirista/diretora indicada ao Oscar Greta Gerwig, Barbie conta com Margot Robbie no papel principal, além de Kate McKinnon, Issa Rae, Hari Nef, Alexandra Shipp, Emma Mackey, Sharon Rooney, Dua Lipa, Nicola Coughlan, Ana Cruz Kayne e Ritu Arya como várias versões da Barbie. As versões de Ken são interpretadas por Ryan Gosling, Simu Liu, Kingsley Ben-Adir, Scott Evans, Ncuti Gatwa e John Cena.
Gerwig dirige a partir de um roteiro que ela escreveu ao lado do indicado ao Oscar Noah Baumbach, baseado nas icônicas bonecas de moda da Mattel.
Os produtores do filme são o indicado ao Oscar David Heyman, Robbie, Tom Ackerley e Robbie Brenner, com Gerwig, Baumbach, Ynon Kreiz, Richard Dickson, Michael Sharp, Josey McNamara, Courtenay Valenti, Toby Emmerich e Cate Adams atuando como produtores executivos.
Barbie está em cartaz nos cinemas de todo o Brasil.