Por que existem 2 filmes do Pinóquio programados para 2022?


Tom-Hanks-Gepeto-Pinoquio Por que existem 2 filmes do Pinóquio programados para 2022?

Tanto a Disney quanto a Netflix têm diferentes produções baseadas na história de Pinóquio a serem lançadas este ano. Embora o personagem esteja majoritariamente associado ao primeiro estúdio por causa de sua clássica animação de 1940, o atual líder do mercado de streaming tem previsão de disponibilizar uma versão da história do boneco de madeira na visão do diretor Guillermo Del Toro ainda este ano, enquanto um remake live-action também vai estrear no Disney+. Mas por que duas das maiores plataformas vão competir pelo personagem?

Tudo se resume a uma nova norma de direitos autorais que entrou em vigor recentemente. De acordo com uma regra legislativa dos Estados Unidos, todas as publicações que aconteceram antes de 1927 no país passaram a fazer parte do domínio público em 1 de janeiro de 2022, podendo ser adaptado por qualquer estúdio.

A obra literária que trouxe o Pinóquio pela primeira vez foi o romance As Aventuras de Pinóquio, do escritor italiano Carlo Collodi, em 1883. Contudo, as duas adaptações fílmicas são extremamente diferentes, com propostas quase opostas. A versão de Del Toro será muito mais sombria, assim como o trabalho usual do diretor, e se trata de uma animação em stop-motion.

De forma mais parecida com a primeira obra centrada em Pinóquio, o filme é ambientado na Itália fascista dos anos 1930, quando o boneco de madeira ganha vida e começa a atormentar todos ao seu redor enquanto luta para atender às expectativas irreais de seu pai.

Já o live-action programado para estrear em setembro no Disney+ promete trazer a magia que o estúdio é conhecido por incluir em seus filmes. A produção, que ganhou um trailer hoje, é estrelada por Tom Hanks, como Gepeto, Benjamin Evan Ainsworth na voz do personagem título, Cynthia Erivo como a Fada Azul, além de Luke Evans, Joseph Gordon-Levitt, Keegan-Michael Key e Lorraine Bracco.

A história original

Livro-Pinoquio Por que existem 2 filmes do Pinóquio programados para 2022?

No livro de 1883, um pedaço de madeira falante aparece misteriosamente na oficina de mestre Cereja. O marceneiro, apavorado, presenteia o amigo Gepeto com essa peça de madeira viva. Gepeto tem planos ambiciosos: fabricar uma marionete maravilhosa, capaz de dançar e dar saltos mortais, e ganhar o mundo com sua atração.

Os planos do pobre marceneiro, porém, não se concretizam. Mal nasce, Pinóquio já começa com suas estripulias: arranca a peruca amarela de seu “pai”, e seu nariz começa a crescer até se tornar um “narigão interminável”. Daqui por diante, Pinóquio vai se meter em confusão atrás de confusão.

Vende a cartilha que ganhou de Gepeto, escapa de ir à escola e vai parar no Grande Teatro de Marionetes. Ele se defronta com as artimanhas da Raposa e do Gato, que o levam para o Campo dos Milagres e tentam enforcá-lo. Do seu lado, estão o conselheiro Grilo-Falante e a Fada de cabelos azuis, que aparece para salvá-lo da armadilha do País dos Brinquedos, onde os meninos se transformam em burros.

Em seu percurso de transformação de boneco em menino, Pinóquio enfrenta as intempéries das noites longas e frias, depara com a autoridade da lei, padece de uma fome terrível e descobre a solidão da condição humana. Fantasia, humor e ironia se combinam neste clássico da literatura, indicado para todas as idades.

Pinóquio será lançado no próximo Disney+ Day, que acontece em 8 de setembro de 2022, na plataforma de streaming.

Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos dos streamings da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus

Atualizado em 31/05/2022


Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.