Por que a Pixar usa o easter egg do A113 em todos os seus filmes?


Pixar-A113-1024x576 Por que a Pixar usa o easter egg do A113 em todos os seus filmes?

Todo fã de animação sabe que a Pixar enche seus filmes de easter eggs. No entanto, um dos mais misteriosos é o código A113, que aparece em todas produções. Embora a maioria das outras pistas que são deixadas nas animações tenham a ver com a própria obra em que se encontram ou algum outro lançamento do estúdio, o enigmático número se repete de forma mais consistente.

A Pixar costuma colocar muitas pistas em todos os seus filmes para que o público as procure em cada nova estreia. Alguns exemplos disso estão em Valente, no qual um boneco entalhado de Sulley, de Monstros S.A., aparece, e em Divertida Mente, que mostra um jogo de tabuleiro com um peixe palhaço ilustrado na caixa chamado “Me Procure!”, fazendo uma referência a Procurando Nemo.

Entretanto, existem alusões que são vistas com mais frequência dentro do universo da Pixar. O carro da Pizza Planet, por exemplo, sempre aparece nos longas, referenciando a primeira produção do estúdio: Toy Story. Mas mesmo o A113, que não se originou em um projeto, não deixa de se manifestar em cada oportunidade.

Ele apareceu pela primeira vez em 1995, na estreia do estúdio no cinema, como o número da placa da Sra. Davis. Mais recentemente, o A113 aparece em Luca, na passagem de trem do personagem titular, como o número de seu assento. Já em outros filmes, como Valente, ele é visto na forma de algarismos romanos ACXIII, que aparecem acima da porta do galpão da bruxa, ou Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica, em que ele é identificado em formato de áudio quando Colt Bronco recebe um despacho sobre um “A113 em andamento”.

A113-Pixar Por que a Pixar usa o easter egg do A113 em todos os seus filmes?
O A113 em diversos filmes da Pixar

A constante presença desse easter egg é relacionada com o grupo de animadores que fundou a Pixar. A113 era o número da sala de aula usada pelos alunos de animação no California Institute of the Arts, onde muitos dos primeiros funcionários do estúdio estudavam. Como eles continuaram trabalhando juntos, o grupo passou a incluir o código em seus filmes como uma referência ao início de suas carreiras.

Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos dos streamings da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus

Atualizado em 09/11/2021


Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.