Por que a Pixar não faz musicais?


Viva-a-Vida-e-uma-Festa Por que a Pixar não faz musicais?

Viva – A Vida é Uma Festa foi a animação da Pixar que mais chegou perto de ser um musical. Embora os filmes do estúdio sempre impressionam com suas icônicas trilhas sonoras que emocionam o público e sempre fazem parte do que torna estas obras únicas. No entanto, essa divisão da Disney nunca produziu títulos que fossem, de fato, musicais.

Por muito tempo, a Pixar Animation Studios evitou de fazer qualquer coisa que se parecesse com um musical. Embora os filmes sempre incluam canções, às vezes até mesmo com números musicais, as produções dificilmente seriam colocadas na mesma categoria que A Bela e a Fera ou Moana, por exemplo.

A tradição vem desde Toy Story, quando o diretor John Lasseter e o roteirista Joss Whedon frequentemente contrariavam os executivos da Disney, que queriam que personagens como Woody e Buzz cantassem no filme. Eles diziam que não gostavam da ideia de incluir músicas diegéticas (que fazem parte da narrativa) em uma comédia sobre brinquedos.

No final das contas, eles entraram em um acordo e criaram músicas, escritas por Randy Newman, especialmente para a produção, que ajudaram a amplificar os temas e a emoção na história.

Enquanto essa prática continua sendo uma regra, o estúdio tem se libertado da tradição aos poucos nos últimos anos. Embora ainda não sejam musicais, filmes como Viva – A Vida é Uma Festa e Soul usam a música como nenhuma produção do estúdio usou anteriormente.

No caso de Viva, a animação inclui algumas performances como a canção “Lembre de Mim”, que ganhou um Oscar de Melhor Canção Original, enquanto Soul usa o gênero do jazz para mostrar as habilidades do protagonista Joe Gardner como músico.

Ambas as animações mostram que a Pixar está pronta e tem o que é preciso para realizar um bom musical. Os próximos filmes a serem lançados, Red – Crescer é uma Fera e Lightyear, ainda não são os que vão quebrar a tradição. Porém, com a nova popularidade de produções desse tipo e a crescente familiaridade do estúdio com o gênero, isso já poderia acontecer.

Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos dos streamings da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus


4 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Eu acho que eles vão fazer o primeiro filme musical no futuro.

  2. Por favor, não…Eu adoro a pixar exatamente por não ter musicais nas animações…

  3. Para mim o único defeito dos filmes da Disney são exatamente aqueles longos trechos de música e dança… Não tenho paciência e exatamente por isso eu gosto mais das animações da Pixar. Espero que a Pixar continue com esse seu diferencial.

  4. A minha falta de paciência as vezes em assistir alguma animação da Disney é exatamente a cantoria demais, então assisto muitos da pixar

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.