Por que a França terá a estreia de ‘Mundo Estranho’ no Disney+ e não no cinema?


Mundo-Estranho-Disney-Plus Por que a França terá a estreia de 'Mundo Estranho' no Disney+ e não no cinema?

A França tem regras confusas para proteger a indústria cinematográfica local. Por lá, uma regulamentação determina que, quando um filme é lançados nos cinemas, deve aguardar 4 meses para poder ser comercializado em formato digital online. Com 6 meses, eles ficam disponíveis no canal francês Canal+; quando chegam aos 17 meses, vão para o streaming e ficam disponíveis por um perdíodo de 5 meses. Na marca de 22 meses, eles saem do streaming e vão para canais gratuitos por um período exclusivo de 14 meses, até que finalmente entrem em definitivo no streaming ao completar 36 meses desde que chegaram às telonas.

No início do ano, o governo da França atualizou essas janelas de tempo para a Netflix (que normalmente não lança filmes no cinema, exceto para cumprir requisitos de premiações), reduzindo o período total de 36 para 15 meses, com possibilidade de reduzir para 12 no próximo ano, mas Disney+ e Amazon Prime Video ficaram de fora do acordo.

Com isso, a Disney se posicionou contra as regras atuais e vai ignorar as redes de cinema no país, lançando a próxima aventura animada, Mundo Estranho, diretamente no Disney+ para os assinantes franceses. Um porta-voz do estúdio disse ao Deadline:

“Mundo Estranho estará disponível para todos os assinantes do Disney+ na França, precedendo um lançamento cinematográfico francês. Embora apoiemos o cinema francês – e o tenhamos feito há décadas – a nova e complicada cronologia da mídia é anticonsumidor, ignorando como o comportamento evoluiu nos últimos anos e nos coloca em risco crescente de pirataria. Continuaremos a tomar decisões filme por filme e de acordo com as condições únicas de cada mercado.”

Quando as regras foram atualizadas em janeiro de 2022 e a Disney ficou de fora, a empresa emitiu o seguinte comunicado:

Acreditamos que a cronologia da mídia não é amigável ao consumidor, nem estabelece uma estrutura equilibrada ou proporcional entre os vários players do ecossistema audiovisual francês. Isso é especialmente frustrante, pois aumentamos nosso investimento na criação de conteúdo original em francês, ao mesmo tempo em que apoiamos o cinema francês por meio de nossos lançamentos de cinema.

Sobre Mundo Estranho

O filme de ação e aventura desbrava uma terra desconhecida e traiçoeira, onde criaturas fantásticas esperam os lendários Clade, uma família de exploradores cujas diferenças ameaçam atrapalhar sua mais recente e mais crucial missão.

No Brasil, Mundo Estranho estreia nos cinemas em 24 de novembro de 2022.

Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos dos streamings da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus

Atualizado em 08/06/2022


Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.