Por que a Disney alterou a letra de ‘Let It Go’ 10 anos depois?

Frozen-Let-It-Go Por que a Disney alterou a letra de 'Let It Go' 10 anos depois?

A canção icônica “Let It Go”, do filme Frozen: Uma Aventura Congelante, conquistou o mundo com seu poderoso refrão e mensagem de liberdade, sendo adaptada no Brasil como “Livre Estou”. No entanto, dez anos após o lançamento do filme, a Disney fez uma mudança sutil, mas significativa, na letra da música para a nova atração Frozen Ever After na Hong Kong Disneyland.

Na metade do passeio de barco Frozen Ever After, os visitantes passam por uma cena no Palácio de Gelo da Rainha Elsa (Idina Menzel), onde uma impressionante recriação animatrônica da personagem canta “Let It Go”. Em vez de cantar “It’s time to see what I can do” (É hora de ver o que posso fazer), Elsa entoa “It’s time to share what I can do” (É hora de compartilhar o que posso fazer).

Essa mudança, aparentemente pequena, foi cuidadosamente pensada e envolveu a contribuição dos compositores originais da canção, Robert e Kristen Anderson-Lopez.

Envolvendo os visitantes na história

Frozen-Hong-Kong-Disneyland Por que a Disney alterou a letra de 'Let It Go' 10 anos depois?

Jennifer Lee, diretora e roteirista de Frozen, explicou ao EW que a mudança na letra tinha como objetivo transformar os visitantes de meros espectadores para participantes ativos na história e na mitologia de Frozen. De acordo com ela, a nova versão da letra visa criar uma experiência mais acolhedora e envolvente para todos os visitantes do parque.

Alterar apenas uma palavra pode parecer trivial, mas a nova versão da canção tem como objetivo envolver os convidados e tornar a atração “mais acessível”. Lee destacou que é importante que os visitantes se sintam parte da história agora. Outras mudanças líricas incluem Kristoff cantando For the First Time in Forever (Pela Primeira Vez Para Sempre), reforçando a ideia de que eles também são uma família.

Lee reforçou que a Disney não quer que nada relacionado a Frozen seja intocável, pois isso não está alinhado com os valores da empresa. A Disney procura celebrar seus personagens e torná-los cada vez mais acessíveis, permitindo que as pessoas levem esses personagens para suas vidas e estabeleçam suas próprias relações com eles.

“Não é como se houvesse um processo de aprovação em que temos todas essas regras que não podemos quebrar. Apenas sentamos com os compositores e conversamos sobre isso. Você está sendo tão experimental com a música e as letras, e Rob e Kristen só querem contar a história. Eu sinto que se trata de fazer você se sentir parte da história agora. Esse é o objetivo de todas as mudanças nas letras.”

“Nunca queremos que nada com Frozen seja assim, ‘não toque nisso’, porque não é disso que se trata a Disney. As pessoas querem levar esses personagens para suas vidas, e cada um tem seu próprio relacionamento com esses personagens. Você quer promovê-los, celebrá-los e torná-los cada vez mais acessíveis.”

Frozen: Uma Aventura Congelante e Frozen 2 estão disponíveis no Disney+. Frozen 3 e Frozen 4 estão em desenvolvimento, mas ainda sem data prevista de lançamento.

Foto do autor

Luiz Junqueira

Luiz Junqueira é engenheiro da computação e escreve sobre entretenimento há mais de 12 anos, com um olhar analítico sobre filmes, séries e quadrinhos. Combina sua formação técnica com uma grande paixão pelo universo da cultura pop, se dedicando a trazer para os leitores artigos informativos e precisos.

Deixe um comentário