Ainda este ano, Guillermo del Toro vai lançar uma adaptação própria da história de Pinóquio – compartilhando o título com o remake da Disney – mas com um tom completamente diferente. O diretor, conhecido por contar histórias de monstros e criaturas fantásticas em seus filmes, trará sua visão para o clássico conto italiano, após ele ter ficado famoso com a animação de 1940.
O mexicano Guillermo del Toro é conhecido como um dos principais nomes do terror atual, o que significa que sua versão de Pinóquio certamente será mais sombria do que as anteriores.
A produção, que estreia em dezembro na Netflix e em novembro em cinemas selecionados, inclusive no Brasil, é a primeira animação em stop-motion do cineasta, e também é seu primeiro musical, com canções escritas com pelo cineasta em conjunto com o compositor de A Forma da Água (2017), Alexandre Desplat, e o letrista Roeban Katz.
Como Pinóquio de Guillermo del Toro se destaca entre as outras adaptações?
Em relação à temática, o diretor disse que deseja examinar a tendência da humanidade para a desobediência, e acredita que isso se alinha com os temas da história original icônica.
“Bem, em primeiro lugar, eu diria que quase todas as outras histórias de Pinóquio são sobre obediência. A nossa é sobre desobediência”, ele disse anteriormente, separando sua obra das adaptações anteriores. “A desobediência é um fator primordial para se tornar humano, e como se tornar humano não significa mudar a si mesmo ou aos outros, mas entender, e acho que o principal primeiro passo para a consciência e a alma para mim é a desobediência”.
Outro aspecto da adaptação do cineasta mexicano que ajuda a se destacar dos outros é o cenário que o diretor escolheu para o filme. O enredo é ambientado em um cenário histórico que ele acredita ser parte fundamental da lição da animação.
“[O filme] é diferente também por ter um pano de fundo muito diferente”, Del Toro disse em uma entrevista ao /Film. “Ele ilumina um tipo diferente de estrutura paterna durante a guerra, durante a ascensão de Mussolini, e é uma forma muito letal de paternidade controladora. Então , eu acho que isso tem uma profundidade e uma ressonância e será muito pungente”.
Trailer de Pinóquio por Guillermo del Toro
Pinóquio por Guillermo del Toro estreia no dia 9 de dezembro na Netflix e em novembro em cinemas selecionados. A versão em live-action estrelada por Tom Hanks está disponível no Disney+.
Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos dos streamings da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus