Para George Lucas, Darth Vader foi mal entendido: ‘Ele é a vítima’

Darth-Vader-Anakin-Skywalker Para George Lucas, Darth Vader foi mal entendido: 'Ele é a vítima'

Uma característica da ficção é que os vilões muitas vezes são mais intrigantes que os heróis, e alguns fãs até tendem a idolatrar antagonistas. Criadores e atores frequentemente chamam a atenção de seu público para isso, como aconteceu com Psicopata Americano, The Boys e inúmeros outros filmes e séries. Mas não em Star Wars.

George Lucas fez exatamente o oposto: após criar um dos vilões mais aterrorizantes do cinema, ele passou a chamá-lo de vítima, em vez de um homem maligno. Mas por quê?

Por que Lucas chamou Darth Vader de vítima?

Darth-Vader Para George Lucas, Darth Vader foi mal entendido: 'Ele é a vítima'

Quando conhecemos Darth Vader pela primeira vez, ele era um ser sombrio e poderoso, destruidor de mundos e senhor supremo de hordas malignas. De certa forma, ele foi apresentado como o antagonista definitivo, a encarnação de todas as coisas sombrias. Mais tarde, George Lucas decidiu corrigir essa percepção compartilhando sua história e vida.

Você percebe que Darth Vader é um personagem patético. Ele não é esse monstro grande e todo-poderoso. Ele é um homem patético, que fez algumas escolhas erradas e se viu preso em um mundo de maldade. Ao adicionar os episódios 1, 2 e 3, as pessoas começam a ver a tragédia de Darth Vader. Eu gosto da ideia de que uma pessoa que você pensava ser o vilão é realmente a vítima“, explicou Lucas em The Making of Star Wars.

Pode ser difícil ver Darth Vader como uma vítima, mas sua história de fundo certamente fornece muito contexto. O mais importante, no entanto, é que, no final, ele tem sua redenção: para salvar seu filho, Darth Vader trai seus líderes sombrios e mata Palpatine, sacrificando-se. Vemos que ele ainda é capaz de amor e remorso.

Mas como isso se encaixa com ele matando milhões, destruindo planetas inteiros e todas as outras coisas que ele fez, “seguindo ordens”? Bem, é por isso que Lucas o chamou de patético: embora ainda tivesse Luz dentro de si, ele escolheu ignorá-la por anos.

Todos os filmes, séries, curtas e especiais de Star Wars estão no Disney+.

Foto do autor

Leo Carvalho

Leo Carvalho, jornalista de formação e nerd de coração, sempre atento às tendências do entretenimento, em especial filmes e séries da Marvel e Star Wars. Sua formação acadêmica em jornalismo e entusiasmo de fã lhe permitem escrever textos com insights, análises detalhadas e olhar crítico.

Deixe um comentário