Pantera Negra 2: Quem são os Anjos da Meia-Noite?

Anjos-da-Meia-Noite-Marvel Pantera Negra 2: Quem são os Anjos da Meia-Noite?

Os fãs já conferiram Pantera Negra: Wakanda Para Sempre esperavam grandes surpresas, afinal, a franquia perdeu sua maior estrela quando Chadwick Boseman faleceu em agosto de 2020. Todos queriam ver o que a Marvel preparou na história da maior nação do MCU. A pressão foi grande, mas o filme apresentou uma belo enredo, continuando e ao mesmo tempo homenageando o legado de T’Challa. O manto do herói de Wakanda está seguro e o filme termina dando pistas para o futuro.

Um dos pontos que mais chamou a atenção em Wakanda Para Sempre foi a introdução dos Anjos da Meia-Noite, criados por Shuri. As integrantes têm trajes que lembram as armaduras do Homem de Ferro de Tony Stark, pois possibilitam o voo, resistência e uma força acima do normal. Mas as semelhanças param por aí.

A história dos Anjos da Meia-Noite começa nos quadrinhos da Marvel. Alguns aspectos do filme se encaixam na tradição estabelecida nas publicações, enquanto outros foram criados apenas para o MCU.

Quem são os Anjos da Meia-Noite?

Quem assistiu Pantera Negra em 2018 conhece bem as Dora Milaje de Wakanda Para Sempre. A força policial de Wakanda se tornou quase tão importante na cultura pop quanto o próprio Pantera Negra. O que os fãs talvez não saibam é que essas mulheres guerreiras da nação mais avançada do mundo são apenas um nível de seu esquema de proteção.

Os Anjos da Meia-Noite são um subgrupo das Dora Milaje, formado especificamente para lidar com missões furtivas e de assassinato e foram introduzidos pela primeira vez no quadrinho Doomwar #5 em 2010.

Anjos-da-Meia-Noite-nos-Quadrinhos Pantera Negra 2: Quem são os Anjos da Meia-Noite?

O Rei T’Challa teve a ideia do grupo na esperança de que ele fosse capaz de matar o próprio Doutor Destino depois que o governante da Latvéria tentou roubar todo o vibranium de Wakanda. No caso de Pantera Negra 2, a equipe surgiu para combater Namor, que também compartilha páginas dos quadrinhos com Doutor Destino.

O traje azul

Os trajes dos Anjos da Meia-Noite nos quadrinhos originais concediam super habilidades, como força, agilidade e voo aprimorados, como visto em Wakanda Para Sempre, e foram feitos inteiramente do metal precioso de Wakanda.

Os trajes também tinham asas para ajudar na estabilização do voo e armamento elétrico, como visto no filme. O que difere o material de origem do filme é que eles não eram tão semelhantes à armadura de Tony Stark. As cenas com Okoye e Aneka olhando pelas telas do Homem de Ferro foram feitas inteiramente para o filme.

Seguindo arco da história em quadrinhos, o objetivo principal dos Anjos da Meia-Noite era servir à família real de Wakanda como proteção contra grandes ameaças. De certa forma, eles eram quase como os Vingadores pessoais de Wakanda, partindo em missões secretas quando necessário e até voando em um Quinjet semelhante.

O grupo é tão superior que seus membros são capazes de enfrentar o próprio Pantera Negra de igual para igual em combate, como já fizeram em pelo menos uma ocasião na Marvel Comics.

Os primeiros Anjos da Meia-Noite

As primeiras integrantes originais dos Anjos da Meia-Noite foram Okoye, Aneka e Ayo. Ayo foi deixada de fora em Wakanda Para Sempre, mas as outras duas personagens cumpriram seus papéis, embora Okoye tenha sido um pouco relutante.

Elas foram apresentadas de forma semelhante aos quadrinhos também para enfrentar um governante adversário após um ataque a Wakanda. Para a adaptação nas telas, foi Shuri quem inventou os Anjos da Meia-Noite, principalmente como uma forma de proteger os guerreiros wakandanos após a morte prematura de seu irmão. Ela já vinha aperfeiçoando os trajes muito antes de Namor aparecer, mas elas acabariam se tornando uma parte vital da luta contra o líder de Talocan.

O futuro dos Anjos da Meia-Noite

Anjos-da-Meia-Noite-MCU Pantera Negra 2: Quem são os Anjos da Meia-Noite?

Até o momento, os Anjos da Meia-Noite têm mais protagonismo nos quadrinhos do que no Universo Cinematográfico da Marvel. Em Pantera Negra 2, o traje foi mais um recurso adicional do que a representação de um grupo de assassinas infalíveis.

Agora que Wakanda está sob nova liderança, os Anjos da Meia-Noite podem assumir mais funções em operações secretas. Existem muitas histórias nas quais a Marvel Studios pode se inspirar, até mesmo aquelas em que as guerreiras assumem um papel mais vigilante e de certa forma antagônico.

Elementos desta história já foram usados. Os fãs viram Okoye perder a confiança e ser dispensada de seu cargo de General das Dora Milaje pela Rainha Ramonda. Isso também aconteceu nos quadrinhos, mas com Aneka por ter matado um chefe militar sem a permissão da família real. Na ocasião, os Anjos da Meia-Noite estavam batendo de frente com a família de T’Challa sobre ordens com as quais discordavam, resultando na prisão de Aneka.

Ela logo seria libertada por sua amante Ayo, que havia roubado os trajes dos Anjos, e o grupo continuaria defendendo Wakanda, mas como vigilantes sem autorização da autoridade real. Resta saber se essa é a história que virá a seguir, mas é uma possibilidade.

Pantera Negra: Wakanda Para Sempre está em cartaz nos cinemas e chega ao Disney+ em breve.

Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos dos streamings da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus

Foto do autor

Luiz Junqueira

Luiz Junqueira é engenheiro da computação e escreve sobre entretenimento há mais de 12 anos, com um olhar analítico sobre filmes, séries e quadrinhos. Combina sua formação técnica com uma grande paixão pelo universo da cultura pop, se dedicando a trazer para os leitores artigos informativos e precisos.

Deixe um comentário