O que é o Projeto Star Wars 4k77 e qual é a sua importância?

Star-Wars-4k77 O que é o Projeto Star Wars 4k77 e qual é a sua importância?

Star Wars, uma das franquias mais amadas e significativas da cultura pop, enfrentou um histórico complicado em relação à preservação de sua forma original. Desde o lançamento das chamadas “Edições Especiais” da trilogia original em 1997, George Lucas iniciou um longo processo de alterações e atualizações nos cortes dos primeiros três filmes – um processo que continuou no século 21 conforme ele mexia em diversos detalhes.

As mudanças variaram desde novas mixagens de áudio até a adição de CGI que substituiu efeitos práticos antigos, cenas inteiramente novas como o encontro de Han Solo com Jabba, o Hutt em Uma Nova Esperança, e Hayden Christensen substituindo Sebastian Shaw como Anakin Skywalker na cena do Fantasma da Força no final de O Retorno de Jedi.

Controvérsias e restaurações por fãs

Star-Wars-Uma-Nova-Esperanca O que é o Projeto Star Wars 4k77 e qual é a sua importância?

As alterações feitas por Lucas ao longo dos anos foram bastante controversas entre os fãs mais fervorosos. Algumas reclamações envolveram mudanças de personagens, como o infame debate “Han atirou primeiro”, mas o problema maior para muitos fãs foram os cortes originais.

Se George Lucas tivesse mantido as versões do cinema em circulação junto de seus cortes atualizados, as pessoas poderiam ter ficado menos chateadas.

No entanto, cada uma das novas edições substituiu a anterior. Até hoje, as versões para as telonas da trilogia não estão disponíveis comercialmente, mesmo após a Disney comprar a Lucasfilm. Assim, alguns fãs resolveram botar a mão na massa.

Campanhas de fãs como o Projeto 4k77 procuraram restaurar algo próximo dos cortes dos cinemas da trilogia original de Star Wars. E, por enquanto, são a única maneira das pessoas saberem como realmente foi asssitir Star Wars em 1977.

Uma breve história das restaurações por de fãs de Star Wars

Star-Wars-Despecialized-vs-4k77-vs-blu-ray O que é o Projeto Star Wars 4k77 e qual é a sua importância?

A história das restaurações pelos fãs de Star Wars começou com o projeto “Despecialized Edition” de Petr Harmáček. A partir de 2010, Harmáček assumiu a difícil tarefa de criar novas edições da trilogia original usando diversas fontes.

Essas versões foram elogiadas por outros fãs, mas alguns acreditavam que o projeto poderia ir ainda mais longe. Desde então, esforços adicionais foram feitos para restaurar os primeiros cortes usando impressões originais de filme de 35mm, alteração de cor e outras técnicas.

Atualmente, o exemplo mais avançado disso é o Projeto 4k77 — um esforço iniciado em 2016 usando digitalizações de impressões de filme originais para criar uma versão do primeiro corte de Star Wars que ficaria adequada em telas modernas de 4K.

Após a conclusão do 4k77, resultando em um produto final que está bastante próximo do material genuíno, o grupo de fãs conhecido como “Team Negative 1” começou a trabalhar nos Projetos 4k83 e 4k80, restaurando O Retorno de Jedi e O Império Contra-Ataca, respectivamente.

Esses projetos foram reconhecidos por sua significância histórica. Muitos acreditam que, independentemente do que se pense sobre as mudanças de George Lucas, é errado não ter as versões originais disponíveis para fins históricos e de preservação.

Infelizmente, como os projetos são liderados por fãs e não sancionados pela Lucasfilm, sua legalidade está em constante discussão. A solução que a maioria dos fãs ainda espera é um lançamento adequado dos cortes do cinema pela própria Disney.

A Disney lançará os cortes originais de Star Wars?

interface-disney-plus-star-wars-1024x675 O que é o Projeto Star Wars 4k77 e qual é a sua importância?

Já se passou mais de uma década desde que a The Walt Disney Company adquiriu a Lucasfilm, e parece que não estamos mais perto de obter lançamentos oficiais para esses cortes da trilogia original. Assim como Lucas, a Disney parece hesitante em lançar várias versões dos mesmos filmes.

Em uma entrevista de 2023 com a Moody TV, Jon Favreau, criador de The Mandalorian, expressou dúvida de que muitas pessoas além de alguns poucos superfãs teriam interesse em revisitar as edições do cinema. Mas mesmo assim, continuamos vendo novos esforços para restaurar os originais, então há interesse.

É difícil entender por que a Disney não gostaria do conteúdo extra. Lançar as primeiras versões como conteúdo exclusivo do Disney+ pode ser uma ótima maneira de reengajar fãs que se afastaram da franquia nos últimos anos. Por enquanto, só podemos cruzar os dedos para que um lançamento oficial dos cortes originais de Star Wars possa um dia chegar.

Os filmes e séries do Universo Star Wars podem ser encontrados no Disney+.

Foto do autor

Leo Carvalho

Leo Carvalho, jornalista de formação e nerd de coração, é um observador atento das tendências do entretenimento, em especial filmes e séries da Marvel e Star Wars. Sua formação acadêmica em jornalismo e entusiasmo de fã lhe permitem escrever textos com insights, análises detalhadas e olhar crítico.

Deixe um comentário