O que a Disney mudou em ‘A Pequena Sereia’ do conto original?

Halle-Bailey-como-Ariel-em-A-Pequena-Sereia O que a Disney mudou em 'A Pequena Sereia' do conto original?

Com o lançamento do live-action de A Pequena Sereia, o público se pergunta o que está diferente do clássico de 1989. Com a confirmação de que algumas músicas foram retrabalhadas para se adequarem aos padrões modernos, fica claro que o remake não será exatamente o mesmo, o que preocupa alguns fãs. No entanto, a animação original da Disney já é muito diferente do conto escrito por Hans Christian Andersen no século XIX.

Publicado em 1837, junto com uma coleção de outros contos de fadas, a história, como o desenho, acompanha a filha mais nova do rei do mar, que anseia por viver na superfície. Certo dia, ela salva um príncipe humano de se afogar e se apaixona por ele.

No entanto, em troca de viver como humana, a princesa faz um trato com uma bruxa do mar e tem que desistir de sua voz e fazer com que o príncipe se apaixone por ela. Embora o filme da Disney seja muito parecido com o conto de Andersen, o resultado final tem diferenças.

Quais são as diferenças para o conto original?

Ariel-e-Sebastiao-A-Pequena-Sereia O que a Disney mudou em 'A Pequena Sereia' do conto original?

A princípio, no conto de fadas não existe Linguado e nem Sebastião. Em vez disso, as amigas de Ariel são suas irmãs mais velhas, e quem cuida de todas elas é a sua avó. Além disso, assim como a princesa titular, todas as sereias da família são fascinadas pelo mundo da superfície, mas só podem visitá-lo depois de completarem quinze anos. 

As ambições da sereia também são ligeiramente diferentes. Na história de Hans, ela aceita o trato com Úrsula para conseguir uma alma humana, que as criaturas marinhas não têm.

Já na parte em que a protagonista chega na superfície, mais mudanças podem ser notadas. A Ariel do conto de fadas é extraordinariamente graciosa quando chega na terra, ao contrário da sua versão animada. Na história original, esse atributo chama a atenção do príncipe.

Apesar das mudanças consideráveis ​​que foram feitas, a Disney melhorou a versão original para uma animação. Ao adicionar magia por meio de personagens marítimos e reescrever o objetivo principal, os animadores puderam tornar a história apropriada para todas as idades, criando o filme que todos conhecem hoje.

A Pequena Sereia (2023) estreia no dia 25 de maio nos cinemas, enquanto a animação de 1989 está disponível no Disney+.

1 comentário em “O que a Disney mudou em ‘A Pequena Sereia’ do conto original?”

Deixe um comentário